terça-feira, 10 de novembro de 2015

Aberta a temporada do abacaxi de Turiaçu, um dos mais doces do país

Cultivo do item é uma das principais atividades de Turiaçu, no oeste do MA.
Fruta tem sabor extremamente doce e quase não possui acidez.


(Foto: Reprodução/TV Mirante)
Ele viaja mais de 470 km para chegar a São Luís e é uma das frutas mais procuradas nas bancas espalhadas pela cidade. O abacaxi de sabor inconfundível, motivo de orgulho para os maranhenses, é cultivado no município de Turiaçu, no oeste do Maranhão.

O abacaxi tem sabor extremamente doce e quase sem acidez, sendo considerado um dos mais doces do país. Pesquisas afirmam que é a qualidade do solo, rico em potássio e magnésio, que faz com que o abacaxi de Turiaçu seja maior, mais amarelado e mais doce que os outros. Mas é mais caro também.

Na banca do Seu Ferreira, a unidade custa R$ 7,00, quase o dobro mais caro do que o abacaxi normal vendido no supermercado. Na promoção, sai três por R$ 10,00 e aceita até cartão de crédito. Tem consumidor que não se importa em pagar mais caro.

O comerciante Renê Jorge e conta que enxergou na fruta uma oportunidade de ganhar dinheiro. Hoje, ele tem dois funcionários e vende mais de 300 abacaxis por dia.

Na cidade onde é produzido, a plantação de abacaxi é uma das principais atividades econômicas. A fruta demora mais de um ano para ficar madura. Os mais doces são colhidos entre agosto e novembro. Um restaurante da cidade serve a fruta típica como sobremesa no cardápio.

Dicas
A cor do abacaxi indica a hora de comê-lo. Quando está verde, é garantia de que ainda dura uma semana em casa. Metade amarelo, metade verde, pode ser guardado por até três dias, mas fora da geladeira. E todo amarelo, está pronto para ser devorado. Uma das formas mais comuns de servir é descascar o abacaxi, cortar em rodelas e arrumar em um prato com raspas de limão e gelo.]

Fonte: G1 Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário