terça-feira, 17 de novembro de 2015

Embrapa promove o 19º Curso de Controle Biológico de Pragas

Objetivo é capacitar estudantes de pós-graduação e profissionais em técnicas sustentáveis que atendem a um mercado crescente no Brasil.


Foto: Claudio Bezerra
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, promove no período de 07 a 18 de dezembro de 2015, em Brasília, DF, o 19º Curso de Controle Biológico de Pragas. O Curso é voltado a estudantes de pós-graduação e profissionais das áreas de agronomia, biologia e outras afins e tem como objetivo capacitar os participantes no conhecimento de agentes de controle biológico e sua aplicação contra pragas agrícolas e insetos vetores de doenças tropicais. Estão sendo oferecidas 20 vagas e as inscrições podem ser feitas na página da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-de-controle-biologico-de-pragas) até o dia 21 de novembro de 2015.

O controle biológico tem como objetivo controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. É um método de controle racional e sadio, pois se baseia no estudo da relação entre os seres vivos no meio ambiente, que é reproduzida pelos cientistas em condições experimentais.

Esses inimigos naturais podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, específicos para controlar os insetos-alvo. O objetivo final das pesquisas é usá-los no desenvolvimento de produtos biológicos que não deixam resíduos nos alimentos e são inofensivos ao meio ambiente e à saúde da população.

O conteúdo programático do 19º Curso de Controle Biológico de Pragas inclui conhecimentos teóricos, como: bases ecológicas do controle biológico; criação e variabilidade genética de insetos; ecologia molecular como uma ferramenta para o controle de pragas; legislação de acesso a agentes de controle biológico; além de segurança e regulamentação de agentes microbiológicos para controle de pragas, entre muitos outros.

Como práticas demonstrativas, destacam-se: técnicas de isolamento, preservação e identificação morfológica de agentes de controle biológico; análises sobre aspectos biológicos e comportamentais, entre outras.

Curso será ministrado por instrutores da Embrapa, universidades e empresas

O corpo docente do Curso é formado por pesquisadores e professores de três unidades de pesquisa da Embrapa no Distrito Federal - Recursos Genéticos e Biotecnologia, Hortaliças e Cerrados -, Instituto Matogrossense do Algodão (IMAmt), Universidade de Brasília (UnB), Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Rose Monnerat, o desenvolvimento e uso de produtos biológicos para controle de pragas e doenças vêm aumentando muito no Brasil, especialmente para atender às demandas da sociedade atual, que é cada vez mais exigente em relação à utilização de produtos saudáveis e alimentos livres de resíduos de agrotóxicos. "Por isso, é importante que os profissionais e estudantes que atuam nesse campo conheçam os aspectos teóricos e práticos envolvidos na formulação e utilização de produtos biológicos", destaca a pesquisadora.

Para se inscrever no 19º Curso de Controle Biológico de Pragas clique aqui Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br


Fonte: Fernanda Diniz (DRT/DF 4685/89) 
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia 
fernanda.diniz@embrapa.br 
Telefone: 61 3448-4768

Nenhum comentário:

Postar um comentário