segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Brasil e Índia devem ser parceiros e combater isolamento, diz ministra

Brasil e Índia devem ser parceiros e não competidores, disse a ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) nesta segunda-feira (16), durante encontro empresarial que reuniu investidores brasileiros e indianos, em Nova Deli. Ela destacou que o isolamento comercial deve ser combatido em prol dos produtores e da população dos dois países.

Na abertura do encontro empresarial “Índia – Brasil: Oportunidades de Parcerias em Agricultura”, Kátia Abreu afirmou que cabe aos líderes governamentais mostrar aos produtores agrícolas que o “isolamento não é bom para ninguém”. A ministra enfatizou ainda a necessidade de ampliar o comércio bilateral entre os dois países.

“Como já fui presidente da maior entidade de produtores agrícolas do país, sei o quanto os agricultores gostam de exportar, mas não gostam de abrir o mercado nacional aos itens importados”, observou a ministra, referindo-se ao período em que comandou a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

“Cabe a nós mostrar que o fluxo de comércio nos tira do isolamento. Vamos produzir juntos, dividir emprego e trazer tranquilidade para os produtores do Brasil e da Índia, porque ninguém veio para tirar ninguém dos seus negócios, apenas para fortalecer nossos países”, acrescentou Kátia Abreu.

Os dois países, segundo a ministra, têm desafios semelhantes. Por isso, assinalou, devem se unir para dinamizar o comércio e ampliar as cooperações agrícolas, em áreas como a produção de lentilhas, insumos agrícolas, leite e derivados e processamento e comercialização de carnes.

“A decisão é nossa. Se não nos unirmos para produzir alimentos mutuamente, alguém fará isso no nosso lugar, como as traders internacionais. Temos a opção de eliminarmos os intermediários e deixarmos nossas empresas crescerem”, destacou.

Desafios e oportunidades

Kátia Abreu disse que Brasil e Índia experimentaram desenvolvimento extraordinário nos últimos anos e ainda têm diversos desafios a enfrentar, como garantia de segurança alimentar, especialmente diante de uma classe média crescente. 

“Desafios significam oportunidades. E é em busca de oportunidades que estamos aqui reunidos. Em busca de oportunidades de negócios que ajudem nossos países a crescer e superar a pobreza que ainda atinge parcela significativa de nossas populações. Nada melhor do que darmos as mãos para aproveitarmos essas oportunidades”, pontuou a ministra.

A ida de Kátia Abreu à capital indiana faz parte da missão do Mapa à Ásia, a fim de ampliar a exportação de produtos agropecuários e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A delegação já passou pela Arábia Saudita e pelos Emirados Árabes e ainda visitará a China.

Nenhum comentário:

Postar um comentário