segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Produção de frutas no Ceará tem queda de 30% no primeiro semestre

Secretário-adjunto da Agricultura e Pesca acredita que transposição do Rio São Francisco seja uma das alternativas para diminuir a escassez de água


Foto: Divulgação TC
A produção de frutas no Ceará teve queda de 30% no primeiro semestre de 2015. Segundo o secretário-adjunto da Agricultura e Pesca do Estado, Euvaldo Bringel, esse resultado é consequência direta do período da estiagem. “Todos os perímetros hoje estão com restrição da irrigação em função da escassez de água. Estamos com nossos reservatórios bem abaixo da média histórica. É o 5º ano seguido de seca”.

O melão, fruto de maior peso das exportações, foi um dos principais afetados. “Exportamos US$ 117 milhões no ano passado. Desses, mais de US$ 90 milhões foi melão, então boa parte das áreas previstas para a expansão do melão não poderão ser efetivadas”.

A transposição do Rio São Francisco é vista como uma das alternativas para melhorar a situação da escassez de água. “Vai fazer um novo quadro do ponto de vista da segurança hídrica do Ceará. Vamos chegar a quase 30 m³ por segundo, portanto vamos ter, praticamente, o abastecimento de Fortaleza atendido por essa fonte. O que alivia muito e vai abrir uma nova oportunidade para o Ceará”.

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário