sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Citros/Cepea: demanda aquecida sustenta cotação da laranja

Houve ligeiro aquecimento na demanda nesta semana no mercado brasileiro de laranja in natura. Segundo colaboradores do Cepea, além do clima um pouco mais quente, a volta às aulas também favoreceu as vendas, já que a laranja é bastante usada na merenda. Na parcial desta semana (segunda a quinta-feira), a laranja pera tem média de R$ 11,18/cx de 40,8 kg, na árvore, ligeira alta de 0,2% ante a semana passada.

Para a próxima semana, a demanda pode se manter aquecida, já que a previsão ainda é de temperatura elevada, além de ser período de recebimento de salários. A concorrência entre o mercado de mesa e a indústria por frutas tende a aumentar nos próximos meses, principalmente conforme for melhorando a qualidade da laranja pera, a “preferida” tanto pela indústria quanto pelo consumidor in natura.

Dados recentes da CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos) apontam baixos estoques de suco no final da safra 2015/16, o que elevaria a demanda por laranjas. Segundo a Associação, da produção total de São Paulo e do Triângulo Mineiro, estariam disponíveis para o mercado de mesa apenas 30 milhões de caixas de 40,8 kg de laranja, bem menos que o consumido normalmente – estimado não oficialmente entre 40 e 50 milhões de caixas.

Fonte: Cepea/Esalq

Nenhum comentário:

Postar um comentário