segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Agricultor colhe cacho com 17 limões em RR; agrônomo diz que é 'estresse'


Produção foi ocasionada pela falta de água que causou 'estresse ambiental'.
'Nunca tinha visto algo assim. É um ‘mistério’ da natureza', diz agricultor.

Frutos nasceram em cachos; agrônomo diz que
isso é estresse ambiental (Foto: Arquivo pessoal)
Um pé de limão que teria sofrido um 'estresse ambiental' ocasionou a produção da fruta em cachos, situação atípica ocorrida na plantação do agricultor gaúcho Sadir Sabine, de 71 anos, que ficou surpreso ao colher um cacho de limões da espécie ‘galelo’ com 17 frutas. O engenheiro agrônomo Jefferson Fernandes explicou que o 'estresse' teria sido causado pela falta de água na lavoura.
“Inicialmente tirei cachos com quatro frutas, mas depois foram cachos com 17, e bem grudados. Um ‘exagero’ mesmo. Nunca tinha visto algo assim. Parece que foi algo planejado, mas não foi. É um ‘mistério’ da natureza”, avalia o agricultor, proprietário de um sítio localizado no bairro Operário, zona Oeste de Boa Vista.
Ele detalhou que a situação ocorreu em dois pés de frutas plantados há cinco anos no terreno. As frutas são para consumo próprio e não para a comercialização. “Fiz as mudas após derrubar um pé que estava tomado por cupins e posteriormente plantei duas. A fruta é para nós mesmos e para dividir com amigos. Até então, não tinha nascido em cacho. Esta foi a primeira vez. Daqui alguns dias, vou ter mais limões [em cachos]”, supõe Sabine.

Para o engenheiro agrônomo Fernandes, que é doutor em citopatologia e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) do curso de agronomia, a fruta nasceu em cachos em razão do 'estresse ambiental' que sofreu devido à falta de irrigação. Segundo ele, a primeira linha de explicação é que a planta tem a possibilidade de aumentar sua floração em função de um estresse hídrico em Roraima.

Como tivemos um período seco intenso, antes das chuvas, especificamente nesse caso, esse pé de limão passou um tempo sem ser molhado, causando o 'estresse ambiental'. A planta desenvolve um hormônio chamado giberelina e quando chega a chuva, ela super produz, induzindo o excesso de flor”, esclarece.

Ainda conforme a explicação do agrônomo, quando ocorre o excesso de flores e a planta não consegue fazer um balanço interno metabólico de derrubar a quantidade necessária de flores ocorre então a fertilização. “As flores que permanecem na árvore são fecundadas e se reproduzem as pencas com diversos limões. A fruta vem da flor e a giberelina induz à floração”, assegura o especialista.

Os pés de limão que produziram os cachos foram enxertados, não são provenientes de sementes. “Se você pegar a planta de limão que reproduz cachos, retirar a gema e cloná-la, você possivelmente não terá cachos, porque esse florescimento foi induzido por um 'estresse' e não genético”, conclui o engenheiro agrônomo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário