segunda-feira, 25 de maio de 2015

Importância da maturação das frutas na comercialização

Por Rufino Fernando Flores Cantillano


Diversas pesquisas no mundo mostram que a exposição da fruta com um grau de maturação ótimo na comercialização pode aumentar as vendas em até 33%. Tal adequação deixa os consumidores mais satisfeitos, pagando melhores preços, "fidelizando" o cliente e aumentando o lucro do comerciante. 

Entretanto, isso, muitas vezes, não acontece. As frutas apresentam-se excessivamente verdes (com falta de maturação), portanto com falta da cor característica, pouco sabor (doçura) e aroma. Os comerciantes argumentam que a fruta colhida mais verde dura mais tempo na gôndola do supermercado. Na prática, a permanência da fruta mais verde (com falta de maturação) estende-se a ponto de não ser vendida, terminando por apodrecer, aumentando as perdas e os custos. O consumidor fica insatisfeito e não repete essa compra. Um bom manejo da maturação necessita de uma boa gestão profissional em toda a cadeia de produção, transporte e distribuição. 

Existem três etapas que são importantes:

- Melhorar o ponto de colheita
O comerciante deve se articular com o produtor (e este com seu técnico) para ajustar melhor o ponto de colheita, de tal forma que sua fruta tenha uma vida útil aceitável no transporte e distribuição, mas conservando ao máximo sua qualidade. Os critérios de colheita utilizados por alguns produtores levam à coleta de frutas com falta de maturação. É importante considerar que os açúcares e outros compostos que dão o sabor são sintetizados nos últimos estádios de maturação. Ao ser colhida ainda muito verde, esses açúcares não estarão ainda sintetizados na fruta, prejudicando o sabor.

- Transporte adequado
Algumas técnicas de embalagem e transporte reduzem a degradação da fruta em trânsito. Estas técnicas visam principalmente reduzir a perda da umidade e a respiração da fruta, fatores que estão diretamente relacionados com sua vida útil. Entre elas estão as embalagens plásticas, uso de atmosfera modificada, atmosfera controlada, absorvedores de etileno, etc.

- Maturação antes da venda
Em determinadas frutas e situações, a maturação antes da venda, como a climatização (bananas) e desverdecimento (citros) realizada em câmaras especiais, pode melhorar a qualidade da fruta, atuando sobre o desenvolvimento da cor, suculência e sabor na hora da venda ao consumidor. Neste caso é importante o grau de controle sobre o etileno, sua concentração, tempo de exposição, temperatura e umidade. 

A observação dessas etapas no manejo da qualidade na cadeia integrada produção-distribuição permitirá oferecer ao consumidor frutas de alta qualidade, prontas para o consumo, "fidelizando" sua clientela. Com isso ganham produtores e comerciantes, deixando o consumidor mais satisfeito. 

Pesquisador da Embrapa Clima Temperado - Pelotas/RS 


Fonte: Embrapa Clima Temperado

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