Por Rufino Fernando Flores Cantillano
Diversas pesquisas no mundo mostram que a exposição da fruta com um grau de maturação ótimo na comercialização pode aumentar as vendas em até 33%. Tal adequação deixa os consumidores mais satisfeitos, pagando melhores preços, "fidelizando" o cliente e aumentando o lucro do comerciante.
Entretanto, isso, muitas vezes, não acontece. As frutas apresentam-se excessivamente verdes (com falta de maturação), portanto com falta da cor característica, pouco sabor (doçura) e aroma. Os comerciantes argumentam que a fruta colhida mais verde dura mais tempo na gôndola do supermercado. Na prática, a permanência da fruta mais verde (com falta de maturação) estende-se a ponto de não ser vendida, terminando por apodrecer, aumentando as perdas e os custos. O consumidor fica insatisfeito e não repete essa compra. Um bom manejo da maturação necessita de uma boa gestão profissional em toda a cadeia de produção, transporte e distribuição.
Existem três etapas que são importantes:
- Melhorar o ponto de colheita
O comerciante deve se articular com o produtor (e este com seu técnico) para ajustar melhor o ponto de colheita, de tal forma que sua fruta tenha uma vida útil aceitável no transporte e distribuição, mas conservando ao máximo sua qualidade. Os critérios de colheita utilizados por alguns produtores levam à coleta de frutas com falta de maturação. É importante considerar que os açúcares e outros compostos que dão o sabor são sintetizados nos últimos estádios de maturação. Ao ser colhida ainda muito verde, esses açúcares não estarão ainda sintetizados na fruta, prejudicando o sabor.
- Transporte adequado
Algumas técnicas de embalagem e transporte reduzem a degradação da fruta em trânsito. Estas técnicas visam principalmente reduzir a perda da umidade e a respiração da fruta, fatores que estão diretamente relacionados com sua vida útil. Entre elas estão as embalagens plásticas, uso de atmosfera modificada, atmosfera controlada, absorvedores de etileno, etc.
- Maturação antes da venda
Em determinadas frutas e situações, a maturação antes da venda, como a climatização (bananas) e desverdecimento (citros) realizada em câmaras especiais, pode melhorar a qualidade da fruta, atuando sobre o desenvolvimento da cor, suculência e sabor na hora da venda ao consumidor. Neste caso é importante o grau de controle sobre o etileno, sua concentração, tempo de exposição, temperatura e umidade.
A observação dessas etapas no manejo da qualidade na cadeia integrada produção-distribuição permitirá oferecer ao consumidor frutas de alta qualidade, prontas para o consumo, "fidelizando" sua clientela. Com isso ganham produtores e comerciantes, deixando o consumidor mais satisfeito.
Pesquisador da Embrapa Clima Temperado - Pelotas/RS
E-mail: fernando.cantillano@embrapa.br
Fonte: Embrapa Clima Temperado
Nenhum comentário:
Postar um comentário