quarta-feira, 27 de maio de 2015

Cadeia produtiva da banana tem duplo encontro programado no Norte de Minas

Montes Claros recebe, entre os dias 8 e 12 de junho, o 8º Simpósio Brasileiro sobre Bananicultora (Sibanana) e a 1ª Feira de Frutas do Norte de Minas (Frutinorte). Os dois eventos, acontecem, simultaneamente, no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde. São aguardados 400 participantes.

A abertura oficial do evento será no dia 8 de junho. Durante o Sibanana, 18 palestrantes de renome nacional e internacional apresentarão informações e tecnologias para o setor, além de três minicursos. A programação conta ainda com exposição de equipamentos, insumos e tecnologias de cultivo de fruteiras, que compõem a Frutinorte. No dia 12, serão realizadas as visitas técnicas em um bananal irrigado em Capitão Enéas e ao Projeto Jaíba.

De acordo com a coordenadora desta 8º edição do Sibanana, Maria Geralda Vilela Rodrigues, ao longo de 35 anos de estudos sobre a cultura da banana, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e instituições parceiras realizaram diversos experimentos que resultaram em tecnologia de manejo da planta, da irrigação e da nutrição. "Este trabalho em parceria se mantém na realização do Simpósio. O Encontro vai acontecer em um momento difícil para a economia nacional, mas pode viabilizar uma resposta do setor com negociações, acordos, parcerias e união", afirma.

Maria Geralda, que é pesquisadora da Epamig, conta que a realização desses eventos no Norte de Minas é um desdobramento dos Simpósios Regionais realizados em 2001 e 2008, em Janaúba. "Naqueles eventos o enfoque era produção de banana Prata-Anã irrigada, de produção mais expressiva na região. Neste momento realizamos o Simpósio Nacional, com abordagem mais ampla", explica.

Polo Produtor

O Brasil produziu, em 2013, quase sete mil toneladas de banana, em 485 mil hectares, no valor aproximado de R$ 5,1 milhões. Esta atividade é de grande importância socioeconômica para o país, com geração de 1,3 milhões de empregos.

O Norte de Minas é um dos principais polos de produção do país, com 52,4% da produção de Minas Gerais, com grande demanda tecnológica por ser região semiárida. Esta condição torna sua população rural vulnerável e aumenta a responsabilidade e a importância do setor. A produção de 385,97 mil toneladas de banana no Norte de Minas, comercializada por R$ 489,8 milhões, gerou mais de 38 mil empregos (9.800 diretos e 28.200 indiretos). Dos 15 principais municípios produtores de banana de Minas Gerais, oito estão no Norte do Estado.

Sibanana

O Sibanana é o principal evento técnico-científico sobre a cultura da banana do Brasil, promovido desde 1984 pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). Esta oitava edição é realizada pela Epamig e SBF, em parceria com Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Estadual de Montes Claros, Institutos Federais do Norte de Minas e Baiano, Associação Centra dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Embrapa e Mundo de Idéias. O evento deve reunir professores, pesquisadores, estudantes, técnicos, produtores e demais segmentos da cadeia, como o comércio da fruta, fabricantes e comerciantes de insumos, para difusão de informações e tecnologia, troca de experiências, prospecção de demanda e definição de cenários e ações futuras.

As inscrições individuais para o 8º Sibanana podem ser feitas pelo site www.sibanana.com.br. O evento possui condições especiais para grupos. Informações: (31) 3261-7004 / comercial@frutinorte.com.br. A entrada na Frutinorte 2015 é gratuita.

Serviço:

8º Sibanana e Frutinorte 2015
Data: 8 a 12 junho de 2015
Local: Centro de Eventos do Parque de Exposições de Montes Claros - Av. Geraldo Athayde, 13.103, Alto São João - Montes Claros (MG)
Informações: www.sibanana.com.br / (31) 3261-7004.

Fonte; Governo do Estado de Minas Gerais

Nenhum comentário:

Postar um comentário