terça-feira, 19 de maio de 2015

Agricultores de Porto Velho conhecem pesquisas de fruticultura

A Embrapa Rondônia desenvolve estudos para potencializar a produção de abacaxi, banana, açaí e pupunha


Rondônia é considerado um estado com potencial para o desenvolvimento da fruticultura. Mas, apesar das condições favoráveis a produção de frutas é para consumo interno. E a realidade deve ser alterada com novas tecnologias da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Um exemplo é o projeto piloto implantado no entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO). A parceria é entre a Empresa Sustentável do Brasil (ESBR), a Embrapa Rondônia e a Associação dos Produtores Rurais de Nova Mutum Paraná.

‘‘O projeto surgiu quando a ESBR ganhou a concessão da usina e aí teria que reassentar algumas pessoas que perderam as áreas produtivas. Montamos o reassentamento rural com 35 famílias e e pensando em uma produção melhor para ter renda. Daí, surgiu a parceria com a Embrapa’’, aponta o gerente de Meio Ambiente da ESBR Veríssimo Alves Neto.
Agricultores, estudantes e técnicos conhecem as novidades em fruticultura
Foto: Vanessa Moura/Portal Amazônia
Projeto Piloto

A intenção é que os resultados das pesquisas da Embrapa no melhoramento de espécies frutíferas sejam levados para todos os agricultores da região. Para aproximar pesquisadores dos produtores que a Embrapa Rondônia realizou na última sexta-feira (15), o Dia de Campo.

Durante o evento, cerca de 170 pessoas, entre agricultores, estudantes e técnicos conheceram as novidades em pesquisas das frutas cultivados no projeto piloto. ‘‘Esse Dia de Campo é muito importante para eles [agricultores] aprenderem a como tratar o solo, o tempo adequado de plantio, o tratamento adequado a cada cultivar desde o plantio até a colheita. Até porque eles estão começando a replicar esses cultivares que estão sendo desenvolvidos nas pequenas propriedades’’, avalia o gerente.

Fruticultura
O coordenador do Dia do Campo e engenheiro agrônomo da Embrapa Rondônia, Davi Oliveira, explica o trabalho desenvolvido há dois anos em relação à fruticultura no projeto piloto. ‘‘Nós estamos com algumas culturas que tem o foco na agricultura familiar. Realizamos trabalhos como novas variedades, tratos culturais, adubação e parte dos resultados são apresentados já que os experimentos ainda não estão finalizados’’, conta.

Fonte: Portal Amazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário