sexta-feira, 22 de maio de 2015

Projeto Biomas estimula a produção de frutas na Amazônia

Aproximadamente 47 mil mudas de espécies frutíferas, entre banana, maracujá, taperebá, mamão, cupuaçu e abacaxi, foram plantadas em quatro experimentos do Projeto Biomas na Amazônia, na região Sudeste do Pará. A ideia é demonstrar aos produtores rurais dessa região como obter fontes de renda regulares e mais rápidas que as espécies arbóreas produtoras de madeira.

O pesquisador Rafael Alves, da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), diz que o trabalho vai incentivar o desenvolvimento de um polo de produção de fruteiras na região. Estão sendo implantadas unidades experimentais para avaliar o comportamento de cultivares de banana, abacaxi, mamão e maracujá, recentemente lançados pela Embrapa. Paralelamente foram selecionadas, em populações nativas do Sudeste paraense, matrizes de taperebazeiro e cupuaçuzeiro, que serão testados em arranjos de campo com as quatro fruteiras acima citadas.

Foto: Embrapa - Distribuição das mudas de abacaxizeiro 
supervisionada pelo Dr. Rafael (à direita)
O cupuaçu, típico da região, está entre as espécies frutíferas. Serão implantadas cinco unidades demonstrativas utilizando a BRS Carimbó, cultivar de cupuaçuzeiro lançada em 2012 pela Embrapa. Em uma área de um hectare, o pesquisador Rafael Alves e sua equipe de campo do Bioma Amazônia pretendem implantar 100 taperebazeiros, 275 mamoeiros, 275 bananeiras, 200 maracujazeiros, 200 cupuaçuzeiros e 6.250 abacaxizeiros. Além disso, os produtores terão acesso a ponteiras, sementes e mudas para propagar os materiais testados e validados pela pesquisa. “Nosso objetivo é promover a instalação de novos pomares e capacitar técnicos e produtores rurais com as tecnologias geradas”, explica o pesquisador.

As fruteiras também foram implantadas em experimentos com Sistemas Agroflorestais (SAFs). Esses sistemas representam, basicamente, a junção de espécies florestais e de culturas agrícolas em um mesmo sistema de cultivo. Em uma área de sistema de produção da fazenda foram introduzidos cerca de 33 mil abacaxizeiros na sequência da mandioca, colhida no ano passado. As fruteiras foram plantadas em meio à castanheira e ao mogno-africano. “O sistema agroflorestal é uma alternativa estratégica de uso sustentável da terra em propriedades rurais na Amazônia”, completa Antônio Menezes, agrônomo analista da Embrapa e responsável pelo trabalho.

Para Alexandre Lunz, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do Projeto Biomas, o trabalho com sistemas agroflorestais é intenso e constante, pois prevê a entrada e saída frequente de culturas anuais nos primeiros anos como fonte alternativa de renda ao produtor, enquanto as árvores estão na sua fase inicial de desenvolvimento. “Quem ganha com isso são os produtores locais que terão alternativas produtivas palpáveis e de curto e médio prazos à sua disposição, aumentando a renda e preservando o recurso natural da sua propriedade”, completa.

Adubação verde – A colheita da mandioca na área do subprojeto de SAFs subsidiou um novo experimento no Projeto Biomas. As manivas obtidas na colheita foram plantadas em uma área preparada com adubação verde. A pesquisadora Débora Aragão, da Embrapa Amazônia Oriental, explica que o local recebeu o feijão guandu, uma leguminosa de rápido crescimento, no primeiro ano para o preparo da terra. Adubo verde é o nome genérico para espécies vegetais com aspectos nutricionais e fatores químicos, físicos e biológicos, que condicionam a fertilidade do solo e o crescimento vegetal.

“É gratificante observar os resultados dos primeiros plantios surgindo rapidamente. Estabelecemos um cronograma de execuções para atender a todas essas pesquisas simultâneas, procurando não deixar nenhuma cultura sem os tratos culturais recomendados”, finaliza o pesquisador Alexandre Lunz.

Sobre o Projeto Biomas – O projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é uma iniciativa inédita no Brasil e tem como objetivo identificar formas sustentáveis para viabilizar a propriedade rural brasileira considerando a árvore em seus sistemas propostos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do SEBRAE, SENAR, Monsanto e John Deere.

Fonte; Coordenação de Comunicação Digital da CNA com Embrapa Amazônia Oriental
Por Alexandre Mehl Lunz, Rafael Moysés Alves e Ana Laura Lima
(61) 2109-1382

Nenhum comentário:

Postar um comentário