sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Analistas preveem que economia encolherá 0,42% neste ano

A economia brasileira encolherá neste ano 0,42%, segundo previsões de analistas do mercado financeiro consultados pelo Boletim Focus e divulgadas nesta quarta-feira pelo Banco Central, o que reflete um aumento do pessimismo entre os agentes do setor privado.

O Boletim Focus, publicação semanal do BC, é feito a partir de entrevista com cerca de cem analistas de instituições financeiras privadas.

Na primeira semana de janeiro, os analistas consultados pelo Banco Central esperavam um crescimento de 0,50% para 2015, mas as previsões não pararam de cair desde então.

Esta é a primeira vez neste ano que os analistas preveem uma contração, que de acordo com a pesquisa do boletim Focus será acompanhada por uma taxa de inflação que chegará a 7,27% no final de 2015.

Ao contrário dos analistas do mercado, o governo trabalha com uma previsão de crescimento de 0,80% e mantém entre suas metas um teto de 6,5% para a inflação.

Os analistas também previram que a taxa básica de juros, atualmente em 12,25%, subirá no final do ano para 12,75%, com o objetivo de tentar controlar a escalada dos preços.

Para 2016, segundo o resultado da pesquisa do Banco Central, os analistas do setor privado seguem apostando que a economia do país terá uma ligeira recuperação e crescerá 1,6%.

Caso se confirme a previsão dos analistas, a economia brasileira fechará neste ano no vermelho pela primeira vez desde 2009, quando encolheu 0,2%. 

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário