terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Roteiro da Uva em Sarandi atrai turistas de diferentes regiões do Estado

Roteiro da Uva e Vinho envolveu a gastronomia típica italiana, com café da manhã e almoço



O Roteiro da Uva e Vinho, já tradicional no município de Sarandi, realizou mais uma edição superando as expectativas do público visitante neste fim de semana. No último sábado (14/01), um grupo de 55 pessoas de diferentes regiões do Estado, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Carazinho, Rondinha, Sarandi e Porto Alegre, participaram do Roteiro e puderam vivenciar um pouco da experiência da vida no meio rural e da cultura que envolve o cultivo da uva e a produção de vinho em Sarandi.

O Roteiro da Uva e Vinho envolveu a gastronomia típica italiana, com café da manhã e almoço, regados com muito suco de uva e vinhos, além da colheita e degustação de uva direto do parreiral, visitação a agroindústria de sucos e vinícola, momento de história e cultura com visitação a sede da Confraria Amigos do Vinho de Sarandi e visita às futuras instalações do Museu do Vinho. A Capela São João também faz parte do Roteiro e relembra aos turistas parte da história da comunidade local.

Esta edição do Roteiro da Uva e Vinho foi organizada pela Agência Aeroplus, com o apoio da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Sintraf), Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e Prefeitura, através do Departamento de Cultura e Turismo.

O trabalho da Emater/RS-Ascar envolvendo o turismo rural tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando a cultura local e promovendo a integração da comunidade, para contribuir com a consolidação da atividade como fonte de renda às famílias rurais.

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje, os roteiros turísticos rurais são uma forma de mostrar as potencialidades das comunidades do meio rural, incentivar a permanência das famílias no campo, além de valorizar a cultura e resgatar a história dos antepassados. "Além de valorizar o meio rural, esta atividade tem um viés econômico que fortalece a renda das famílias e traz a diversificação à propriedade rural. Além da alegria e da descontração de um dia no meio rural, conhecendo e relembrando o modo de vida destas famílias de agricultores familiares. Cada vez mais o turismo de Sarandi está ganhando destaque regional e em todo o Estado. Os turistas vêm pra Sarandi para retornar aos costumes e tradições, participar de vivências do meio rural", revelou Lisiane.

Feira da Uva 2017

O Roteiro da Uva e Vinho faz parte da programação da 9ª Feira da Uva e da Agroindústria Familiar de Sarandi e Região. De 20 a 22 de janeiro, na Praça Farroupilha, a Feira da Uva terá programação cultural, show, comercialização de uva e derivados, além de embutidos, hortifrutigranjeiros, agroindustrializados e artesanato. A Feira abrirá os estandes na tarde de sexta-feira (20/01). No sábado (21/01), acontecerá o Seminário da Agricultura Familiar, com tema diversificação e geração de renda na propriedade rural. O evento acontecerá no porão do Salão Paroquial, a partir das 8h30.

Quatro painéis serão apresentados ao longo do Seminário. Entre as temáticas abordadas estão qualidade de vida e geração de renda no espaço rural, fruticultura, olericultura e piscicultura, todas apresentadas pela Emater/RS-Ascar. Representantes do Centro Superior de Ensino Riograndense (Cesurg), apresentarão um painel sobre gestão e qualificação da propriedade rural.

A abertura oficial da 9ª edição da Feira da Uva de Sarandi acontecerá no sábado (21/01), às 11h30, com presença de autoridades e degustação de uva.


Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário