terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Produtores de Carandaí investem em fruticultura de clima temperado

Os produtores começaram a investir em fruticultura a partir de 2012


Um dos principais municípios produtores de hortaliça de Minas Gerais, Carandaí, tem chamado a atenção pelo aumento de agricultores que apostaram no cultivo de frutas. Visto como um meio alternativo para diversificação de renda aos produtores, a fruticultura tem ganhado espaço e preferência nas propriedades familiares.

Os produtores começaram a investir em fruticultura a partir de 2012, onde as primeiras Unidades Demonstrativas (UDs) foram instaladas, com o apoio da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Emater-MG, para a produção de figo, possibilitando além da fruta, a confecção de doces. Percebeu-se, então, uma necessidade de mais investimentos na fruticultura. Alguns produtores de Carandaí começaram a direcionar seu foco para a plantação de videiras e com um maior número de UDs e áreas bem cuidadas em processo de ampliação, o cultivo da uva tem crescido.

As variedades “Niágara Rosada” e “Niágara Branca”, ambas de mesa, são as mais cultivadas. A preferência se dá pelo bom preço alcançado no mercado e por ter grande apreço dos consumidores. A ideia dos viticultores é acelerar a produção, colocando o produto no mercado antes da colheita de São Paulo, obtendo assim maior lucro, visto que com uma maior oferta de uvas, a tendência é que o preço caia em Minas Gerais. As mudas de videiras plantadas em Carandaí são produzidas no Núcleo Tecnológico Epamig Uva e Vinho, em Caldas-MG.

Carlos Alberto Nichele, viticultor de Carandaí, começou a investir na plantação de videiras há três meses e já pretende ampliar. “Já cultivei morango e outras frutas, mas agora pretendo investir na produção de uva. Futuramente devo aumentar os campos de plantio para obter maior lucro”, planeja Carlos, que começou com o plantio de 300 mudas e tem buscado as melhores condições para obter um resultado satisfatório.

De acordo com os pesquisadores da Epamig Paulo Norberto e Ângelo Albérico, a ideia é expandir para outras espécies frutíferas como pêssego, goiaba, atemoia, entre outras. "A proposta é verificar o potencial produtivo dessas frutíferas na região, bem como ampliar a área cultivada com frutas e aumentar o número de fruticultores, impulsionando a produção de frutas em Carandaí e em outros municípios da região do Campo das Vertentes", afirma Paulo. Ele conta que a partir de 2008 foram implantadas Unidades Demonstrativas com frutíferas de clima temperado em alguns municípios da região, entre eles: São João del-Rei, Tiradentes, Coronel Xavier Chaves, Prados, Resende Costa, Lagoa Dourada, Barroso, Piedade do Rio Grande e Carandaí. 

Atualmente, o programa conta com 23 Unidades Demonstrativas distribuídas nesses municípios, e em diversas comunidades rurais da região do Campo das Vertentes, como forma de apresentar uma alternativa viável para geração de emprego e renda a pequenos e médios produtores dessa região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário