segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo lança livro digital gratuito com dicas e receitas para incentivar o consumo de citros



Uma das principais culturas da agricultura paulista, os citros são alimentos saborosos, versáteis, com alto valor nutricional, baixo custo e podem ser encontrados em qualquer região do País. Para incentivar o consumo desses produtos, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lança o “Manual de Citros”, publicação digital gratuita com informações técnicas, orientações e receitas.

A publicação elaborada pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Secretaria, está disponível gratuitamente para leitura e download nas livrarias e plataformas digitais Amazon, Itunes, Livraria da Cultura, Kobo e Issuu.

Desenvolvida pela equipe de nutricionistas do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Codeagro, a partir de uma demanda da Câmara Setorial de Citros, o manual traz dicas e ilustrações sobre como identificar os tipos de laranjas, tangerinas, limas e limões na hora da compra, como fazer a higienização e o armazenamento do produto, qual o fruto mais indicado para cada preparação e as principais propriedades que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças. Além de incentivar o consumo da fruta in natura, o livro traz receitas de doces, salgados e bebidas.

Para a nutricionista do Cesans, Milene Massaro, o consumo dos citros deve ser incentivado em qualquer idade, por ser um alimento de baixo custo e muitos benefícios à saúde. “Os citros são ricos em vitamina C, que ajuda a prevenir ou deter o avanço de doenças cardíacas, câncer, catarata, escorbuto e envelhecimento; fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino; pectina, que auxilia na saúde arterial e mais de 60 flavonoides, que entre outras propriedades têm efeito anti-inflamatório”, explicou.

“Com o lançamento do Manual de Citros, a Secretaria passa a oferecer 15 publicações gratuitas em plataformas digitais com

“Em agosto, atingimos a marca de 50 mil downloads e leituras dos livros digitais, o que sinaliza que há interesse da população em se alimentar com qualidade”, ressaltou o titular da Codeagro, Michel Reche Beraldo. informações e dicas de consumo dos alimentos para incentivar hábitos alimentares mais saudáveis à população”, afirmou Carlos Eduardo Batista Fernandes, da Codeagro.

Conforme enfatizou o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, os livros digitais gratuitos auxiliam a população a aproveitar melhor os alimentos provenientes da agricultura. “O Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo, por isso a importância de trazer essa qualidade à mesa do paulista. Estamos, assim, seguindo as determinações do governador Geraldo Alckmin, que é médico, e sabe da importância de zelar pela saudabilidade dos alimentos”, disse. 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário