segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Embrapa lança livro sobre frutas tropicais para estrangeiros

As frutas tropicais nem sempre são apreciadas por pessoas de outras nacionalidades pela falta de hábito de consumo ou por não serem tão facilmente encontradas no mercado externo. E quando as encontram, os estrangeiros normalmente não sabem como consumi-las. Diante desse cenário, uma equipe da Embrapa Agroindústria de Alimentos reuniu em um livro algumas frutas tropicais produzidas e consumidas no Brasil, cujas formas de consumo podem ser consideradas diferenciadas. Ilustrado com fotografias, o livro traz informações em português, inglês e espanhol, e foi lançado na Feira Rio Alimentação Sustentável, durante as Olimpíadas no Rio de Janeiro.

O Brasil possui uma grande diversidade de frutas tropicais nativas e exóticas, ou seja, importadas de outros climas tropicais e adaptadas ao nosso ecossistema. "Para os estrangeiros, as fotografias das frutas presentes no livro passam a ser fundamentais, já que muitas são totalmente desconhecidas para eles", afirma o engenheiro da Embrapa, Marcos Maia, autor das fotos. O conteúdo da publicação traz informações gerais sobre as frutas com enfoque no consumo. "É possível consumir as frutas com casca, inteira, com ou sem semente, com ou sem auxílio de talheres. E há, ainda, aquelas que só podem ser consumidas após processadas, na forma de suco, sorvete ou geleia, por exemplo", conta a pesquisadora Virgínia da Matta, uma das autoras da publicação.

As frutas são constituídas de fibras alimentares, compostos antioxidantes, vitaminas, minerais (potássio, ferro, manganês, cálcio, fósforo etc.) e outros componentes benéficos para a saúde. Devido à sua importância nutricional e funcional, há inúmeros programas mundiais e permanentes para o aumento do consumo de frutas pela população. Frutas tropicais, sejam da região amazônica, do cerrado, da mata atlântica, da caatinga; "qualquer que seja sua origem, forma ou tamanho, o mais importante é saboreá-las. Esperamos que este pequeno guia forneça aos leitores informações úteis que os ajudem a usufruir mais e melhor deste fantástico universo das frutas tropicais", conclui a pesquisadora Regina Lago, coautora da publicação.

Para ter acesso ao livro, clique aqui.

Feira Rio Alimentação Sustentável

O livro "O Sabor das Frutas Tropicais" foi lançado durante a Feira Rio Alimentação Sustentável, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de agosto no Largo do Machado e na Praça do Ó, no Rio de Janeiro. A publicação atraiu a atenção não só dos estrangeiros, mas também dos brasileiros que circularam por lá. No evento, a Embrapa também apresentou alimentos biofortificados e pesquisas voltadas para o setor agroindustrial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário