sexta-feira, 29 de julho de 2016

Atendimento do Hortifruti Legal registra R$ 1,36 milhão em vendas por produtores assistidos


O relatório de acompanhamento do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural referente ao primeiro semestre deste ano (janeiro a junho) registrou R$ 1,360 milhão em vendas formalizadas pelos 330 produtores assistidos pelo programa de assistência técnica e gerencial Hortifruti Legal, em 11 municípios do Estado.

Este valor é resultado do trabalho prestado pela assistência técnica e gerencial do Hortifruti Legal - do SENAR/MS em municípios como Ribas do Rio Pardo, que deu início a uma nova etapa profissional para um grupo de produtores da Associação Nossa Senhora das Graças. A partir desta terça-feira (26), os agricultores fornecerão três vezes na semana, vegetais e folhosas para uma das redes de supermercado varejista.

Na primeira entrega foram comercializados os seguintes produtos: batata-doce, abobrinha verde, rúcula, cheiro verde. Além disso, estão em fase de desenvolvimento culturas de tomate, abóbora, chuchu, berinjela, jiló, folhosas diversas e abacaxi.

A empresária Ana Márcia Costa, proprietária do supermercado disposto a formalizar o convênio com os produtores avalia a parceria como um importante passo para o desenvolvimento das famílias. “Eu já conhecia alguns dos produtores e inclusive, era cliente na feira local. Estou satisfeita com o suporte oferecido pelo SENAR/MS ao grupo e acredito que se houver comprometimento e qualidade no fornecimento dos hortifrutigranjeiros, mais empresários terão interesse em adquirir a produção”, destaca.


Organização da produção – A agente comercializadora do Hortifruti Legal, Alana Neto explica que a rede demonstrou interesse desde o primeiro encontro, no qual explicou o objetivo do programa. “Uma das etapas do meu trabalho é promover uma pesquisa de mercado para saber quais os produtos mais demandados pelo comércio. Com esta informação em mãos reunimos os produtores e organizamos a produção para que produzissem vegetais e folhosas no sistema escalonado”, detalha.

Alana lembra que o sindicato rural de Ribas do Rio Pardo teve um papel fundamental na mobilização das primeiras turmas que hoje iniciam a entrega na rede local. “O nosso trabalho envolve todas as etapas do processo produtivo até a comercialização direta entre produtor e comerciante. Aqui no município tivemos apoio do sindicato que intermediou as reuniões e sempre demanda capacitações do SENAR/MS”, reforça.

O presidente do sindicato rural, Robson Velos Ribeiro, acredita que o programa veio contribuir para o desenvolvimento econômico da região, que tem na pecuária de corte e silvicultura, as principais atividades econômicas. “Os produtores familiares daqui sempre trabalharam com cultivo de hortifrutigranjeiros, no entanto em períodos sazonais, o que atrapalhava o fornecimento para o comércio. Desde que começaram a receber orientação técnica, as famílias aperfeiçoaram a técnica e hoje testemunhamos a primeira vitória profissional“, comemora.

Planos para o futuro – Claudinei Antero dos Santos é um dos produtores que iniciou a entrega para o supermercado, além de fazer parte do primeiro grupo de atendimento do ATeG Hortifruti Legal. “Cada um de nós foi influenciado pelo SENAR/MS no sentido de buscar capacitação em nossa atividade. A maior prova é estarmos aqui hoje, entregando cinco opções de produtos produzidos lá na associação. O carro-chefe da minha produção é cheiro verde, mas, tenho na minha propriedade em fase de crescimento brócolis, couve, acelga e alface”, relata.

O vizinho e parceiro na associação, José Veiga, também comemora o começo do fornecimento de abobrinha verde três vezes por semana. “Quando começamos a receber assistência técnica percebemos que desperdiçávamos muito adubo, sementes e não sabíamos manejar o solo com eficiência. Hoje tenho uma produção escalonada de batata-doce, milho, maxixe e abobrinha e para o ano que vem planejo iniciar o cultivo de abacaxi irrigado”, acrescenta.

Trajetória de sucesso - Exemplos eficientes surgem de várias regiões de Mato Grosso do Sul e uma delas, no município de Paranaíba, no assentamento Serra. Depois de participar do curso de Cultivo de Maracujá, 30 produtores se uniram para produzir o fruto com bastante procura no mercado local e começaram a receber a assistência técnica do Hortifruti Legal. O resultado é verificado na comercialização mensal de quase duas toneladas da polpa para uma fábrica em Aparecida do Taboado.

Do outro lado do Estado, em Dourados, 23 produtores estão conquistando novas oportunidades com fornecimento de hortifrutigranjeiros para restaurantes da região. Inicialmente três empresas começaram a comprar a produção de vegetais e leguminosas. Além disso, com apoio do projeto Fazendinha instalado no Sindicato Rural de Dourados, um espaço reservado a fruticultura e horticultura está sendo reformado e servirá como unidade demonstrativa dos cursos do SENAR/MS.








Nenhum comentário:

Postar um comentário