Os citricultores podem ajudar a mapear as colmeias do estado de São Paulo e contribuir para as boas práticas na citricultura e a conservação do meio ambiente. O Projeto Colmeia Viva criou o Mapeamento de Colmeia Participativo (MAP) para o levantamento de dados sobre a mortalidade de abelhas e os fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo.
O MAP possui um canal exclusivo por meio do 0800 771 8000 para agricultores, apicultores (criador de abelhas com ferrão - Apis mellifera) e meliponicultores (criador de abelhas sem ferrão) relatarem perdas de colmeias e esclarecerem dúvidas.
O projeto foi idealizado pelo setor de defensivos agrícolas, por meio do Sindiveg - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Vegetal e tem a participação da Unesp e da UFSCar.
Os citricultores podem contribuir informando sobre colmeias não identificadas em sua propriedade. Também podem tirar dúvidas na ocorrência de um incidente por aplicação de defensivo agrícola e se precisarem de orientação sobre boas práticas de convivências entre as atividades agrícola e apícola. Os apicultores podem informar quando verificarem perdas de colmeias e abelhas em seus apiários e buscar suporte para o entendimento das causas de perda de colmeias; sobre o que fazer em caso de possível incidente com abelhas e também se necessitarem de orientação sobre boas práticas de convivência entre agricultura e apicultura.
O serviço funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados.
Segundo a vice-presidente executiva do Sindiveg, Silvia Fagnani, entender os fatores que contribuem para a perda das abelhas é o primeiro passo para uma relação mais produtiva entre agricultura e apicultura. "Quanto mais pessoas no campo tiverem acesso ao número do 0800 e participarem do Projeto, maior será a abrangência do mapeamento almejado por esta iniciativa inédita", afirma.
Para explicar o passo a passo de como participar e o funcionamento, o Colmeia Viva - Mapeamento de Colmeia Participativo conta com uma cartilha explicativa.
O mapeamento dará origem a um Plano de Ação Nacional voltado às boas práticas de aplicação dos defensivos agrícolas para uma relação mais produtiva entre apicultura e agricultura.
O Fundecitrus disponibiliza um manual gratuito de boas práticas entre citricultura e apicultura com orientações sobre os cuidados com a pulverização de citros e o relacionamento entre citricultores e apicultores.
Fonte: Fundecitrus
Nenhum comentário:
Postar um comentário