sexta-feira, 15 de abril de 2016

Conab e MMA discutem situação das quebradeiras de coco no Maranhão

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que desenvolvem o programa de apoio a extrativistas no Maranhão participaram, nesta sexta-feira (15), juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e instituições do estado, de encontro para debater questões de interesse das quebradeiras de coco. A ação faz parte da Política de Garantia de Preços Mínimos para a Sociobiodiversidade (PGPM-Bio).

A chamada Mesa de Diálogos será realizada a partir das 9h, em São Luís. Da parte da Conab, serão tratadas questões como a ampliação do limite da subvenção junto ao grupo gestor, a correção do preço mínimo do babaçu. Também será dada atenção a um maior envolvimento dos movimentos sociais no processo de subvenção, a fim de ampliar o programa e melhorar as informações. 

Outra preocupação dos técnicos é o combate a agenciadores na condução do programa para evitar fraudes. Para isso, prevêem um esquema itinerante de visitas e um critério melhor de informação das participantes.

A Conab aproveitará o encontro para apresentar o calendário do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que prevê período específico para apresentação de projetos de apoio a produtos da sociobiodiversidade. 

Outro assunto em pauta será a parceria da Conab com o BNDES. Estão previstos para este ano cerca de R$ 3 milhões para projetos com mulheres rurais, o que deve beneficiar muitas famílias de extrativistas do babaçu em todo o país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário