terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Brasileiros lançam tecnologia que automatiza aplicação de defensivos

Engenheiros brasileiros, com o apoio da FAPESP, desenvolveram uma nova tecnologia que promete racionalizar a aplicação aérea de defensivos agrícolas. A tecnologia, que envolve um novo algoritmo e equipamentos para automatização da aplicação dos agrodefensivos, foi realizado pela NCB Sistemas Embarcados Ltda.

O procedimento tradicional envolve o voo ao longo de faixas paralelas e perpendiculares da lavoura, perpendicular ao sentido do vento, com algumas passagens repetidas sobre determinados segmentos na tentativa de garantir a cobertura total da área desejada.

A nova tecnologia substitui o procedimento de controle e atuação manual por um equipamento dotado de um hardware embarcado e um sistema eletromecânico com sensor e atuador que, integrado aos demais componentes da plataforma, auxilia na realização da aplicação autônoma, sem participação do piloto, podendo gerar uma economia de, no mínimo, 10% de agrodefensivos e de 5% de combustível.

Fluxômetro

O principal componente desenvolvido é um fluxômetro utilizado para o acompanhamento em tempo real da vazão do agrodefensivo aplicado. Com ele, o piloto pode calcular diretamente no equipamento a vazão ideal de aplicação e a quantidade total do insumo aplicado por meio de um totalizador.

Além disso, é possível realizar uma calibração simplificada de modo que a vazão monitorada represente realmente a do insumo aplicado, evitando-se o desperdício. O equipamento conta ainda com um monitor digital, que deve ser instalado no painel da aeronave, e de um sensor do tipo turbina acoplado a um filtro, instalado na tubulação da parte externa inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário