segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Produtor de Guararema corre contra o tempo para colheita da jabuticaba

Em geral, a safra é rápida, mas neste ano, as chuvas aceleraram o ciclo.
Apesar das perdas, preço da fruta caiu.


Por causa do tempo, a safra da jabuticaba, que já costuma ser rápida, está ainda mais concentrada nesse ano. Desse jeito o agricultor não consegue colher tudo e perde parte das frutas. Em Guararema, os funcionários de uma propriedade chegam a colocar 2 toneladas por dia nas caixas.

As frutas são da variedade sabará. Em julho, o proprietário Paulo Higashi planejou fazer a irrigação dos pés em tempos diferentes para que a produção não fosse concentrada em uma única época. Com as mudanças no tempo, o tempo está sendo curto para a colheita. “A chuva fez a irrigação nossa, de uma vez só. Foi muito forte e está causando uma colheita muito rápida.”

Com a quantidade de jabuticabas, até mesmo a rotina dos funcionários mudou. “Nós estamos começando a trabalhar mais cedo, com mais pessoas. Se não, nós não vamos conseguir colher”, acrescenta.

Mais temporários tiveram que ser contratados nesse ano. 20 homens e mulheres fazem a colheita e, mesmo eles juntos sendo mais que o triplo do número de funcionários fixos, é quase impossível salvar toda a produção. Não deu tempo de colher quando as jaboticabas estavam mais verdes, por isso as frutas estão saindo dos pés maduras demais. Quando se tira uma, outra cai. “Vamos perder no total, cerca de 5% devido as frutas maduras. Graças a Deus não está aquele calor das últimas semanas. O tempo refrescou um pouco e segura um pouco o amadurecimento das frutas.”

O agricultor espera colher nos 700 pés do sítio 70 toneladas nesse ano, menos do que em 2014, mesmo com o raleio e adubação das plantas. As graúdas são poucas nos pés e elas seriam o "trunfo" para valorizar a mercadoria, num ano de altos custos de produção. “A oferta é grande, o preço está em baixa e o consumidor agradece. O consumidor está pagando menos da metade do valor do ano passado”, finaliza.

Neste ano, Paulo afirma que a colheita dura três semanas.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário