segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Agricultores de Linhares investem no cultivo do mangostão


Fruta tradicional do Sudeste Asiático chama atenção pelo sabor.Clima tropical torna o cultivo possível na região norte do estado.

Uma fruta típica do Sudeste Asiático, o mangostão, tem sido cultivada em Linhares, na região Norte do Espírito Santo. Considerada como uma fruta saborosa, o magostão é valorizado no mercado, chegando a ser comercializado por até R$36 o quilo, em supermercados.

A fruta vem de uma região tropical, parecida com a do Norte do Espírito Santo. Apesar das condições climáticas favoráveis, o cultivo da fruta se concentra nos estados do Pará e da Bahia.

"A gente tem muito pouca informação aqui no Brasil. Ela é da região do Sudeste Asiático e aqui no Brasil, na Bahia, tem uma colônia de japoneses que já cultiva há muito tempo. No início da produção aqui, há cinco anos, fizemos um estágio lá para conhecer como é a colheita, para ver como são os cuidados, a limpeza da fruta, a embalagem", afirmou o produtor Fabio Prezzoti.

Segundo a Central de Abastecimento (Ceasa), apenas Linhares produz o mangostão e em uma escala pequena. A árvore dá frutos uma vez por ano, entre os meses de junho e agosto. “Ela é uma produção bem tranquila, não necessita de muitos cuidados. Mas não é uma planta chata, não tem muita praga", completou Prezzoti.

E em uma propriedade do distrito de Bananal do Sul são 550 pés que renderam 12 toneladas, na safra de 2015. "A gente separa por tamanho, o calibre, seleciona todas elas, limpa as frutas, e embala para poder entregar na Grande Vitória, Rio, São Paulo e Belo Horizonte. A gente tem mais ou menos 5 anos de produção. É bem valorizada até porque o tempo de cultivo é muito grande”, afirmou a produtora Flávia Caliman.

A árvore do mangostão leva em média 8 anos pra dar frutos, mas a produção só ganha força após 12 anos de cultivo.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário