terça-feira, 1 de setembro de 2015

Produtor de morango orgânico investe em nutrição e recupera resistência das plantas


foto: Freepik

Um dos problemas mais comuns entre produtores orgânicos é manter a plantação saudável e resistente a ações externas. O produtor Ivanilton Rodrigues dos Santos cultiva frutas e hortaliças no Sítio das Palmeiras, em Itararé (SP), e passou por dificuldades como essas em sua produção de morangos. Porém, as plantas que estavam com baixa resistência devido ao desequilíbrio nutricional foram recuperadas com o auxílio de uma novidade tecnológica da Nutriceler desenvolvida para nutrição via folha de cultivos orgânicos.

De acordo com o engenheiro agrônomo e consultor técnico da Nutriceler Paulo Lúcio Martins, a plantação que conta com 65 mil pés de morando teve sua sanidade recuperada a tempo graças à utilização de produtos que equilibraram a nutrição dos frutos. “O produtor Ivanilton conseguiu, com a utilização dos produtos Citroceler e Cobreceler, reforçar as defesas naturais da planta. A dupla de fertilizantes, à base de nutrientes e extratos cítricos, foi fundamental para promover o equilíbrio nutricional e a resistência das plantas”, explica o consultor.

Além do Citroceler e do Cobreceler, a plantação de Ivanilton também foi beneficiado com a aplicação de outras duas importantes fontes nutricionais responsáveis pela formação do fruto, o Metalosate Cálcio e o Metalosate Boro. “Diminuímos a porcentagem de frutos mal formados, o que impacta diretamente no valor do produto para o mercado in natura, foco da produção do Ivanilton. Devolvemos o vigor e a resistência às plantas e agora completamos o tratamento com o Cálcio e o Cobre, ambos quelatados por aminoácidos. Esses quelatos são a chave da rápida metabolização dos nutrientes, ação que é realizada em poucos minutos. O resultado aparece em poucos dias e são facilmente perceptíveis”, completa Paulo Lúcio.

O produtor Ivanilton, que aderiu ao cultivo orgânico há pouco mais de sete anos, comemora a chegada de novas tecnologias e se diz satisfeito com os resultados. O agricultor garante que quem quer crescer, precisa aperfeiçoar a produção para ter produtos finais de melhor qualidade e aceitação no mercado. “Estou muito satisfeito e otimista com os resultados que conquistamos. Com certeza vamos continuar esse trabalho e buscar sempre melhorar para produzir mais e com mais qualidade”, diz o produtor.

Ivanilton afirma ainda que optou pelo sistema orgânico de produção quando passou a levar em conta os benefícios que ele proporciona para todos que estão envolvidos na cadeia de produção das frutas e hortaliças. Hoje, o produtor emprega dez funcionários diretos e atende as demandas de grandes compradores da capital de São Paulo, Paraná e ainda atende a região sudoeste paulista com o fornecimento de frutas e hortaliças orgânicas. “Quem escolhe um alimento orgânico paga um pouquinho a mais, porém, tem a certeza de estar levando para casa alimentos ricos em nutrientes e não em produtos químicos”, alerta Ivanilton. 


Fonte: Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário