sexta-feira, 4 de setembro de 2015

“Agropecuária pode ser único setor positivo em ambiente de perdas em geral”

“A agropecuária tende a ser o único setor positivo em um ambiente de perdas em geral. Para 2016, já temos de nos preocupar mais, porque a restrição de crédito poderá afetar muito o setor, ao contrário do que ocorreu na crise de 2008”. A projeção é do diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) Fernando Pimentel.

Ele comentou o novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no último dia 28 de agosto, que apontou uma queda de 2,7% no Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no segundo trimestre de 2015. Segundo ele, a redução se deve, principalmente, à desaceleração da produção de soja.

Sobre a queda geral na economia, ele afirma que “o peso deve continuar sobre os ombros do produtor rural brasileiro. Esta é uma missão histórica da agropecuária: servir de âncora cambial e atenuar a volatilidade do PIB em condições econômicas adversas. O setor trabalha forte para não ser reconhecido positivamente pela sociedade como um todo. O produtor é visto como ameaça ambiental, quando, na verdade, é ele quem mantém a roda girando nessas horas”.

Fonte: Agrolink
Autor: Leonardo Gottems

Nenhum comentário:

Postar um comentário