segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Pesquisa quer usar óleos de plantas nativas de Roraima no controle de fungos

Estudos utilizam óleos extraídos de plantas do lavrado de Roraima. Pesquisa está na primeira fase e deve reduzir o uso de agrotóxico.



Foto: Valéria Oliveira/ G1
Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Roraima (UFRR) por professores e alunos dos cursos de Agronomia e Química quer usar óleos essenciais, extraídos de plantas nativas das regiões de lavrado, no controle de fungos causadores de doenças em frutas e hortaliças. A ideia é diminuir o uso de agrotóxico nas plantações e garantir qualidade de vida aos consumidores.

Os teste do uso dos óleos extraídos são feitos no laboratório de fitopalogia da UFRR. Conforme um dos coordenadores da pesquisa, professor Jefferson Fernandes, a pesquisa terá três fases: a de testes em laboratório, nas estufas de plantação e experimentos nas produções agrícolas.

"Os pesquisadores da química extraem os óleos essenciais das plantas nativas da região e nós testamemos em laboratório para verificar se esses óleos possuem alguma ação de inibição desses fungos. Nós cultivamos e multiplicamos esses fungos. Em laboratório, o óleo passa por várias diluições e a partir daí são feitos os testes. Se o óleo tiver alguma inibição de crescimento, ele não vai aumentar", explicou o professor.

Segundo ele, os primeiros resultados da pesquisa apontaram que um dos óleos estudados, o extraído do cipó mil homens, controlou o crescimento do fungo chamado antracnose, que deteriora folhas e frutos de mamão, banana e pupunha.

"Se conseguirmos o resultado no uso desses óleos, ao invés do produtor usar o agrotóxico, ele vai usar o óleo que é biologicamente natural. O que queremos é desenvolver uma tecnologia biologicamente limpa, por se tratar de um resíduo natural, para diminuir o resíduo que consumimos em hortaliças, por exemplo", disse o pesquisador.

O pesquisador destacou ainda que ideia não é susbstituir por completo o uso de agrotóxico nos cultivos mas, pelo menos, reduzir a quantidade utilizada nas plantações.

Os testes no combate aos fungos serão aplicados nas frutas como pupunha, mamão, manga, banana, açaí e bacaba. O projeto inclui o uso do fungicida natural durante e após a colheita. A segunda fase da pesquisa deve se iniciar em fevereiro de 2016.

Extração dos óleos
A extração dos óleos das plantas nativas é feita no laboratório de produtos naturais do curso de mestrado em química da UFRR. Conforme o professor Francisco do Nascimento, todas as substâncias qe contiutem os óleos são estudadas.

"Pegamos a parte da planta a ser estudada, seja ela caule, folha, flor ou raiz, levamos para o laboratório, fazemos a extração e depois a identificação do óleo. Após isto, são feitos os teste biológicos", explicou.

Fonte: G1 RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário