quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Governo e parceiros discutem fortalecimento da fruticultura no Acre


Em uma reunião na tarde da última segunda-feira, 21, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), a Secretaria Estadual de Agropecuária (Seap) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) deu os primeiros passos para a construção de um plano de fortalecimento da fruticultura no Acre.

A intenção é ir além do incentivo ao cultivo de frutas. A meta do plano é pensar o crescimento da produção e do beneficiamento por meio do fortalecimento das agroindústrias.

Contando com o apoio de entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o governo quer aproveitar a força da fruticultura no país e fortalecer essa cadeia produtiva em todo o estado. O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo, ficando atrás apenas da Índia e da China.

Uma ajuda importante vem da Embrapa, que realizou um diagnóstico em 18 agroindústrias no estado. O levantamento apontou os problemas em todas as etapas do processo, desde a colheita até o processamento das frutas.

O Sebrae deve atuar realizando um estudo de mercado que aponte as oportunidades de crescimento da produção e do beneficiamento das frutas. “O que nos anima aqui é o comprometimento de todos os parceiros. Apesar de ser a primeira reunião, já saímos com alguns encaminhamentos para a construção desse plano que tem todas as condições de fortalecer a fruticultura no Acre”, afirma Nilson Cosson, gerente de agronegócio do Sebrae.

O grupo de entidades começa a discutir como próximo passo do plano a realização de um grande seminário que vai reunir outras entidades, empresários e produtores rurais, que deve ser realizado nos dias 19 e 20 de novembro. “Vamos ampliar essa discussão com outros parceiros. Queremos construir um plano que desenvolva toda a cadeia produtiva, do plantio, passando pelo beneficiamento da fruta até a chegada do produto na mesa do consumidor”, destaca Rômulo Brando, representante da Seap.

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