quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Estudante brasileiro cria solução inovadora (e barata!) para aumentar durabilidade das frutas



Quem faz feira sabe a dificuldade imensa que é manter os alimentos frescos e bem conservados após alguns dias. Para solucionar o problema e evitar o desperdício, o estudante Josemar Gonçalves de Oliveira Silva, o Zeca, encontrou uma fórmula caseira e de baixo custo que promete ser uma solução inovadora para aumentar a durabilidade das frutas.

Aluno do curso de Biologia do Instituto Federal de Brasília, o jovem de apenas 20 anos fez muitas pesquisas até notar que uma fórmula composta de fécula de mandioca e óleo essencial de cravo-da-índia pode preservar os alimentos por mais tempo. Mergulhando frutas na solução criada por ele, com custo médio de 5 reais, viu que houve uma mudança na decomposição das mesmas, que ganharam em torno de 10 dias a mais de vida útil.

Zeca fez um estudo com bananas, e segundo uma pesquisa indicada por ele, 40% delas são perdidas por conta de doenças após a colheita, o que é muito desperdício. A fórmula então surge para impedir a proliferação de fungos e outros microorganismos, responsáveis por seus estragos.

Isso acaba aumentando a vida dos frutos nas prateleiras de casa, do comércio e até na hora de exportá-los. O projeto intitulado “Embalagem biodegradável e ativa com função antimicrobiana para aplicação em alimentos” supõe, como o nome indica, uma nova forma de embalar os alimentos.

O futuro biólogo já está recebendo prêmios, como o de melhor projeto da IV Semana de Produção Científica do Instituto Federal de Brasília, além de ser convidado para estagiar na Universidade de São Paulo (USP), entre outras honrarias que sua descoberta tem lhe porporcionado.

Aqui você vê um vídeo sobre a invenção.

Fonte: Hypeness.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário