quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mosca das frutas ameaça plantações de Petrolina; Adagro investe em plano

A infestação da mosca das frutas nas plantações de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, tem preocupado a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro). A larva é perigosa, porque pode destruir plantações. Para conter a infestação, mais de mil armadilhas foram instaladas e o estado de Pernambuco já possui um Plano Emergencial de combate à praga.

De acordo com a fiscal agropecuária estadual, Maria Lisiê Santana, as armadilhas estão instaladas nos perímetros Senador Nilo Coelho, Maria Teresa e Bebedouro.“Estamos fazendo o monitoramento em área ampla. São mais de mil armadilhas instaladas com o objetivo de monitorar e identificar a frutação populacional. E para tomar as decisões com relação aos controles que devem ser feitos”, destaca.

Apesar das ações de controle, o índice nos perímetros irrigados de Petrolina chegou a atingir uma média de 12 no mês de janeiro de 2015. Ao longo dos meses seguintes, o número vem caindo e está em torno de seis. Contudo, o tolerável para exportação é no máximo, o índice um.

O coordenador do Programa Mosca da Fruta pela Adagro em Petrolina, Edi Almeida, explica que para conter a infestação, é preciso evitar que os frutos apodreçam no solo. “A partir do momento que ele não deixa o fruto ter contato com o solo, a praga não completa o ciclo. Então, quando ele retira o fruto da área, ele vai retirar todas aquelas potenciais moscas adultas que podem estar completando o ciclo futuramente”.

A expectativa é que até o mês de setembro, o período de safra da uva e da manga, o nível de infestação esteja bem mais controlado. “Por mais que um produtor faça um tratamento no local, ele pode sofrer uma reinfestação nos vizinhos. Então, é importante que todos façam esse controle”, garante Almeida.

Uma fazenda chegou a perder mais de 10% da produção por causa da praga. Por isso foi preciso instalar várias armadilhas de captura para não evitar os prejuízos. “Hoje a gente está com 22 armadilhas, captura as fêmeas e o caminho certo é esse”, argumenta encarregado de campo, Adalmir José da Cruz.

Segundo a Adagro, uma outra alternativa de controle que será usada na região é a química. “O Plano Emergencial do Estado de Pernambuco de combate à praga prevê também a doação de produtos registrados no Ministério da Agricultura para os pequenos produtores de acerola, goiaba, manga e uva. Já estamos com parte do produto adquirido e estamos definindo uma estratégia de distribuição a partir do mês de maio. Para que a gente consiga fazer uma a ação de impacto”, explica a fiscal Maria Lisiê.

Fonte: G1

Um comentário:

  1. SOU DA REGIÃO DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA, ONDE A AGRICULTURA RESUME-SE A MANGA E MARACUJÁ. POREM ENFRENTAMOS O MESMO PROBLEMA COM MOSCA DA FRUTA. NA BAHIA, EM DIVERSAS REUNIÕES COM ABAB E MAPA, SEMPRE FRISEI A NECESSIDADE DE UMA LEI OBRIGANDO TODO FRUTICULTOR A MONITORAR SUA ÁREA. OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS SÃO UNANIMES EM DIZER QUE ISSO NÃO E POSSÍVEL POIS A FRUTA LIVRE DE MOSCA E UM BENEFICIO DIRETO AOS PRODUTORES QUE EXPORTAM SUAS FRUTAS E QUE POR ISSO NÃO E POSSÍVEL OBRIGAR AQUELES QUE NÃO PRODUZEM COM ESSE INTUITO TAMBÉM MONITOREM SUAS ÁREAS. COMO PRODUTOR DE MANGA, ACHO ESSA COLOCAÇÃO UM ABSURDO, POIS COMO VEEM NA MATÉRIA ACIMA, NAS PALAVRAS DA ADAGRO, O VIZINHO QUE NÃO CUIDA TENDE A INFESTAR AQUELE QUE FAZ O SEU TRABALHO CORRETAMENTE. ALEM DISSO, TEMOS A QUESTÃO DE SAÚDE PUBLICA, COMO TAMBÉM EXPLICITADO PELA ADAGRO NESTA MATÉRIA, COM O AUMENTO DA POPULAÇÃO DE MOSCAS , EXISTE O AUMENTO DE USO DE "QUÍMICOS" , O QUE NA VERDADE, POR LEI DEVE SER CHAMADO DE AGROTÓXICO. O USO EXCESSIVO DE AGROTÓXICOS, CONFORME MUITOS ESPECIALISTAS JÁ DIZEM, VEM AUMENTANDO OS CASOS DE CÂNCER EM CRIANÇAS E JOVENS QUE ANTES ESTAVAM "FORA" DA FAIXA ETÁRIA DE RISCO DESSE TIPO DE DOENÇA. ALEM DO AUMENTO NO USO DE AGROTÓXICOS, TEMOS A QUESTÃO FINANCEIRA DA FALTA DE MONITORAMENTO POR TODOS OS PRODUTORES, POIS O AUMENTO DA PERDA DE FRUTOS PARA AS LARVAS E ALTÍSSIMO. HOJE ATE O MERCADO EUROPEU JÁ ESTA BLOQUEANDO CONTAINERS ONDE, NA INSPEÇÃO PELO ÓRGÃO SANITÁRIO NO DESTINO, APRESENTE SINAIS DE LARVA, E SE ENCONTRADAS, TODO O CONTAINER PODE SER INCINERADO. EXISTEM ESTUDOS NO ESTADO DO ARIZONA(EUA) , QUE COMPROVAM QUE, SE AS ÁREAS PRODUTORAS DO ESTADO NÃO FOSSEM MONITORADAS, A PERDA FINANCEIRA ANUAL SERIA DE APROXIMADAMENTE US$ 16BI, E O USO DE AGROTÓXICOS AUMENTARIA EM 9 VEZES. ACREDITO QUE SE ISSO E FATO POR LA , TAMBÉM DEVE SER POR AQUI...PORTANTO, ACREDITO QUE OBRIGAR O MONITORAMENTO POR TODOS FRUTICULTORES E O MEIO MAIS RÁPIDO PARA CONTROLAR E MANTER SOB CONTROLE A POPULAÇÃO DA MOSCA. SOU RODRIGO PEDRO DOS SANTOS, FRUTICULTOR E EXPORTADOR, EX ASSOCIADO E RESPONSAVEL PELA IMPLANTAÇAO DA IN20 E GERENCIAMENTO INDIRETO DA APROMOL EM LIVRAMENTO ENTRE 2012 E 2014.

    ResponderExcluir