quinta-feira, 23 de abril de 2015

Consórcio Intermunicipal do Circuito das Frutas levará demandas à ministra da Agricultura

O secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Valinhos, Wilson Ventura, e o diretor de Apoio ao Campo, Janio Godoy, participaram, na última semana, de reunião realizada em Jundiaí, com representantes dos 10 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Circuito das Frutas. Na pauta, assuntos relacionados à crise hídrica, outorga de uso de água no meio rural e subsídio agrícola. 

Ficou acordado na reunião que todas as demandas levantadas pelo grupo serão levadas à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, em audiência a ser agendada, com uma comissão de representantes dos municípios, com a finalidade de buscar alternativas, para assegurar o desempenho do agronegócio na região, envolvendo inclusive a Agencia Nacional de Águas (ANA).

Um dos problemas levantados pelo grupo foi com relação às novas outorgas de água. Em virtude da escassez hídrica, elas foram suspensas, deixando ao produtor o risco de ser multado e ter sua bomba lacrada, como tem acontecido em algumas cidades da região.

Em decorrência da falta de chuvas, e por estarem impedidos de irrigar suas lavouras, os produtores rurais passaram a contabilizar prejuízos em uma região que é reconhecida nacionalmente pela qualidade, produtividade, tecnologia e diversificação de cultivares, sendo boa parte da produção destinada à exportação.

Conforme destacou Wilson Ventura, Valinhos possui aproximadamente 400 agricultores ativos, na sua maioria agricultores familiares e inclusive um assentamento de reforma agrária, o primeiro do Brasil, com 82 lotes criado em 1960 que continua vigoroso até os dias atuais. “Devemos dar toda guarida e solicitar providências junto aos governos Estadual e Federal para garantir a continuidade do desenvolvimento da produção agrícola do nosso município de Valinhos”.

Fonte: Mais Expressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário