quinta-feira, 23 de abril de 2015

Encontro aborda cultivo e produção de frutas cítricas

A Citricultura será tema de um Encontro Técnico que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) promoverá no dia 29 de abril, na cidade de Campanha (Sul de Minas). 



Nesta segunda edição do Encontro, serão abordados temas como poda, nutrição, irrigação e manejo de doenças. A comercialização e a valoração das frutas críticas serão temas da palestra do representante da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) Gabriel Bitencourt de Almeida. O manejo de doenças como o ‘Greening – HBL’ e a ‘Mancha marrom de alternária’ será apresentado por pesquisadores da Embrapa (apoiadora do evento), do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e do Centro de Citricultura. 

Durante o evento, será apresentada a edição 281 da revista Informe Agropecuário da EPAMIG sobre Citricultura, que traz informações e tecnologias que visam a produção com qualidade, por meio do controle de pragas e doenças, melhoramento genético e uso de cultivares copa e porta-enxertos. 

A citricultura ocupa uma posição de destaque na fruticultura brasileira, uma vez que o país é o maior produtor mundial de laranja, segundo maior de tangerina e terceiro de lima ácida Tahiti; sendo responsável pela produção de mais da metade do suco de laranja consumido no mundo. Minas Gerais é o quarto maior produtor de cítricos no Brasil, com destaque para laranja, limão e tangerina. 

De acordo com a pesquisadora Ester Ferreira da EPAMIG Sul de Minas, a atividade é comum a todas as regiões do Estado, inclusive em pequenas propriedades e em pomares caseiros. “Se traçarmos um perfil da citricultura comercial em Minas Gerais podemos dizer que a produção de laranjas do Triângulo Mineiro é voltada para o atendimento de indústrias de sucos do estado de São Paulo; o Sul de Minas e a região Central se destacam na produção de tangerina para mercado in natura e a região Norte, principalmente, o Perímetro Irrigado do Jaíba, vem se destacando na produção de Tahiti para a exportação. Sobre o município de Campanha, Ester informa que a produção anual é de 1,5 milhões de toneladas de tangerina Ponkan, provenientes de aproximadamente 1.000 hectares plantados. 

O 2º Encontro Técnico da Citricultura será realizado no Centro Cultural de Campanha. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e local do evento a partir de 8 horas. 


Fonte: Epamig
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário