quarta-feira, 18 de março de 2015

Show Safra BR 163 apresenta tecnologia para a agricultura familiar

O objetivo do evento é trazer aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas, econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária.

De 24 a 27 de março será realizado o Show Safra 2015, no município de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte de Cuiabá), no Centro Tecnológico Fundação Rio Verde (Rodovia MT 449, km 8). Empresas de vários setores do agronegócio estarão participando como expositoras e o enfoque será na tecnologia para o campo e apresentação do potencial econômico da região. O objetivo do evento é trazer aos produtores rurais, oportunidades de atualização técnica, tendências produtivas, econômicas e eficiência no planejamento da atividade agropecuária. 

O Show Safra também vai atender aos demais setores da cadeia produtiva como a Agricultura Familiar e a Agricultura Sustentável através dos sistemas integrados de produção apresentados no campo. O extensionista rural da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Esmeraldo de Almeida, fala sobre a Unidade de Referência Tecnológica (URT), instalada numa área acima de um hectare, contendo estufa com o plantio de hortaliças (alface, tomate, pepino, pimentão e outros) e no solo, plantas medicinais, frutíferas, criação de galinha caipira e peixe. 

Segundo Esmeraldo, foi também montado o sistema agrícola em forma de mandala que é uma plantação sustentável com formato em círculo. Cada anel é destinado a um determinado tipo de cultivo. Ele comenta que a URT e o plantio em forma de mandala mostra uma vitrine tecnológica e alternativa para os pequenos produtores rurais. O trabalho foi montado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Empresa Brasileira de Pesquisa, Agropecuária (Embrapa) e Empaer. “Queremos mostrar na prática para o produtor rural o aproveitamento da área desde que implante tecnologias compatíveis e recomendadas”, destaca Almeida. 

Almeida fala que no município de Lucas do Rio Verde possui aproximadamente 200 famílias de agricultores familiares que ocupam uma área de 5.500 hectares. Os participantes vão receber informações sobre o cultivo protegido, preparo de canteiros, tratos culturais e outros. O Show Safra vai disponibilizar aos visitantes, tecnologias de produção, máquinas, equipamentos, serviços, palestras, cursos e seminários. Os portões estarão abertos das 8 horas às 18 horas. 

Fonte MT Agora - Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário