quinta-feira, 19 de março de 2015

PIB pode cair 0,5%

A perda de 2 pontos percentuais na perspectiva de crescimento econômico foi a maior entre as 11 economias analisadas em relatório divulgado ontem pela OCDE. Além disso, o Brasil será o único, nesse grupo de países, a viver uma recessão este ano


A economia brasileira terá uma piora significativa em 2015 e sofrerá retração de 0,5%, segundo estimativa da Organização para Cooperação Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em novembro passado, a entidade previa que o país cresceria 1,5% neste ano, mas fatores como queda do preço das commodities, alta da taxa de juros, o corte de gastos públicos e crise política mudaram radicalmente o cenário.

A perda de 2 pontos percentuais na perspectiva de crescimento econômico foi a maior entre as 11 economias analisadas em relatório divulgado ontem pela OCDE. Além disso, o Brasil será o único, nesse grupo de países, a viver uma recessão este ano.

Entre os demais emergentes, a maior taxa de expansão, de 7,7%, será mostrada pela Índia, superando os 7% previstos para a China, de acordo com a avaliação da entidade. No campo das economias desenvolvidas, o relatório manteve projeção de avanço de 3,1% para os Estados Unidos e ampliou a da Zona do Euro para 1,4%.

A desaceleração da China, maior parceiro comercial brasileiro, aliada à queda no preço internacional de produtos como soja e minério de ferro terá forte impacto na economia do país, frisa a OCDE. As perspectivas vão piorar para muitos países exportadores de commodities, e o Brasil cairá em recessão, destaca o relatório.

Além disso, a crise política e o escândalo de corrupção na Petrobras mantêm fraca a confiança dos empresários. No Brasil, a dificuldade vem da falta de investimentos, e a Petrobras responde por 10% deles, disse a economista-chefe da OCDE, Catherine Mann.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário