segunda-feira, 20 de junho de 2016

Estiagem reduz oferta do mamão brasileiro

Proibidos de irrigar, regiões produtoras do Espírito Santo têm queda de 50% na produção

O mamão pode ser considerado o mais novo vilão da inflação. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do mês de maio, mostra que o preço da fruta subiu 86% este ano e 103% nos últimos 12 meses. O motivo continua sendo a crise hídrica pela qual passa as principais regiões produtoras. Só no Espírito Santo, a produção foi 50% menor nesta safra.

A escassez da fruta tem preocupado até países da Europa e os Estados Unidos, que são os principais clientes do mamão brasileiro. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), de janeiro a maio de 2016, o Brasil exportou 16 mil toneladas da fruta, valor 2% menor que no mesmo período do ano passado.

E a baixa oferta de mamão está longe de acabar. Segundo a Somar Meteorologia, o volume de chuvas no Espírito Santo, principal região produtora, está abaixo da média. Cenário que fez o governo do estado capixaba proibir a irrigação em alguns municípios e limitar o seu uso em outras regiões.

Com baixo abastecimento vindo do Espírito Santo, produtores do Rio Grande do Norte começam a ganhar espaço no mercado. Por lá o mamão Havaí está valorizado, cotado a R$ 2,75 o quilo, o melhor preço já atingido na região segundo o Indicador Cepea/Esalq.

Nenhum comentário:

Postar um comentário