terça-feira, 19 de janeiro de 2016

SC: Fruticultores de Monte Castelo estão em plena colheita da maçã

Foto: Arquivo Ibraf


Os produtores de maçã do município de Monte Castelo, no Planalto Norte do Estado, já estão em plena colheita da fruta. As atividades iniciaram na primeira quinzena de dezembro e alcançaram o pico na segunda quinzena de janeiro. A expectativa é colher 1,5 mil toneladas.

De acordo com os engenheiros agrônomos da Epagri Josinei Antonio Tissi e Vendelino Skonieski, a colheita nessa região ocorre mais cedo, porque os cultivares plantados, como Eva e Castel Gala, são consideradas precoces e têm menor exigência de frio. “Eles florescem antes e têm a maturação adiantada em uma época que coincide com os melhores preços do fruto, pois a maçã de outras regiões produtoras ainda não está pronta para a colheita”, explica Vendelino.

A comercialização está sendo feita por meio da Cooperativa de Fruticultores do Planalto Norte Catarinense (Cooperpomares), que conta com estrutura de beneficiamento e embalagem da maçã. Nesse local, as frutas são classificadas, embaladas e comercializadas para todo o território nacional.

O engenheiro agrônomo da Cooperpomares, Daniel Grein Neto, conta que as maçãs são predominantemente produzidas por agricultores familiares dos municípios do Planalto Norte. A área produtiva dos associados alcança 45ha. “Neste ano, a produtividade deve ficar em torno de 35 t/ha”, calcula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário