O Fundecitrus – Fundo de Defesa da Citricultura, associação mantida por citricultores e indústrias de suco de laranja para pesquisa e inovação de tecnologias para a sanidade dos pomares, disponibilizou como e-book o livro Cancro Cítrico: a doença e seu controle para permitir maior alcance e acesso dos citricultores e pesquisadores no conhecimento e controle da doença, que é uma das mais importantes da citricultura.
O livro foi escrito pelo pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau e pelo professor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) José Belasque Jr. É a primeira publicação sobre a doença no Brasil em mais de 20 anos e aborda a importância econômica do cancro cítrico para a citricultura, o histórico da doença em São Paulo, as formas de contaminação dos pomares, o ciclo de desenvolvimento da doença e diagnóstico. A obra também orienta sobre as estratégias de controle e fala dos desafios atuais e as expectativas sobre o futuro da doença no estado de São Paulo.
O cancro cítrico é uma das doenças mais graves da citricultura e está presente no Brasil desde 1957, espalhada por importantes regiões produtoras como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Desde 2009, a doença vem aumentando no parque citrícola paulista, causando preocupação nos produtores de citros.
O e-book pode ser acessado gratuitamente no site do Fundecitrus (www.fundecitrus.com.br).
Nenhum comentário:
Postar um comentário