terça-feira, 8 de setembro de 2015

Sem chuva, produtor de jabuticaba faz irrigação por gotejamento, em RO

Método visa planejar vendas da safra. Já em fase de floração, sitiante espera colher 15 toneladas do fruto.


Por causa do intenso período de estiagem na região amazônica, o produtor rural Osvaldo Martins de Carvalho, de Ariquemes (RO), decidiu usar a técnica de gotejamento para irrigar a lavoura de jabuticaba e assim garantir a produção dos frutos. Ainda na época de polinização das flores, a expectativa do agricultor é colher mais de 15 toneladas de jabuticaba na próxima safra.
Com a irrigação em partes, Osvaldo consegue controlar o período de produção dos frutos, o que facilita tanto nas vendas quanto no processo de colheita. Com cerca de 180 pés plantados na propriedade, divididos em duas qualidades, a Sabará e a Anã, o produtor está entusiasmado com o resultado da irrigação por gotejamento, pois consegue planejar as vendas. "Sem a irrigação perderia muito, já que todas produziriam de uma vez e não encontraria mão de obra para fazer a colheita", explicou.

Na propriedade, com aproximadamente um hectare de jabuticabeira, já é possível notar a beleza e o perfume das flores. De acordo com o produtor, os frutos devem aparecer 25 dias após a polinização.

Cada pé de jabuticabeira produz cerca de 100 kg. Para colher os frutos de cada árvore, Osvaldo diz que demora cerca de três horas, pois tudo é feito de forma artesanal para que os frutos não percam a qualidade. "Apesar de ser um trabalho leve, exige cuidado e técnica, pois se colhido de forma errada a jabuticaba não é aproveitável", destaca.

Com a safra deste ano, Osvaldo almeja produzir mais de 15 toneladas e conta que apesar dos supermercados da região, o maior lucro vem de clientes próprios. "Hoje a minha grande venda é para os visitantes, que ao saberem lotam a propriedade para comprar e colher o fruto na hora".
Depois de colhidas, as frutas são separadas em pacotes e o quilo vendido a R$ 6, em média.

Fonte; G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário