quarta-feira, 3 de junho de 2015

Projeto que aumenta eficiência em 25% deverá ser implantado no Pecém

O Projeto WiderMos, idealizado por profissionais do Porto de La Spezia (na Itália), desenvolvido em parceria com outros países e financiado pela União Europeia será implantado no Porto do Pecém, no Ceará.
O primeiro passo foi dado ontem, com a assinatura de protocolo de intensões entre as partes envolvidas com o projeto, denominado Um Mar de Ideias. O WiderMos aponta aumento de aproximadamente 25% na eficiência nos cinco portos europeus nos quais opera.

Trata-se de um sistema que informatiza e padroniza a linguagem, independente do idioma, entre os portos e toda a cadeia logística, conforme explicou Lorenzo Forcieri, presidente do Porto La Spezia e do Distrito Tecnológico Marino. Além do Porto do Pecém, o La Spezia escolheu o Porto de Nova York (EUA) para ampliar o WiderMos.

Área de frutas

Área de frutas é a de maior interesse dos italianos. “Entendem que o Ceará, por ser o segundo maior exportador de frutas do País, pode fornecer à Europa. Temos 1.200 tomadas para contêineres refrigerados no Porto do Pecém. Facilita para fazer essa movimentação de frutas”, ressaltou o presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará, Ferruccio Feitosa.

O próximo passo será a formação de um grupo de trabalho para identificar com detalhes as potencialidades de cada porto e desenvolver essa parceria na prática. A parceria firmada tem duração de três anos, com possibilidade de prorrogações indefinidas.

Conforme o cônsul da Itália em Recife, Angelo Maria Biccire, a Itália foca no Nordeste por acreditar que é a área brasileira com maior potencial de crescimento. “Para crescer, portos são importantes. Tem que produzir e tem que ter como escoar”, afirmou.

A vice-governadora, Izolda Cela, considera a parceria também pensando nos desdobramentos das melhorias tecnológicas e comerciais. “Parceria com formação profissional e atividades culturais, também previstas com essa aproximação.

O acordo comercial se deu por meio da parceria entre a Adece, Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearaportos), Câmara de Comércio Ítalo-brasileira do Nordeste (CCIE), Câmara de Comércio de La Spezia (CCIAA), Distrito das Tecnologias Marinas da Região Ligúria (DLTM) e Autoridade Portuária de La Spezia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário