quarta-feira, 3 de junho de 2015

Projeto de processamento de frutas regionais do Amazonas recebe prêmio nacional

O projeto ‘Agroindústria flutuante itinerante: inovação para a cadeia de processamento de polpas de frutas regionais no Amazonas’, foi agraciado pelo Prêmio Celso Furtado. A Fucapi foi agraciada na categoria Projetos Inovadores para Implantação no Território, que recebeu 169 propostas. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (2), em Brasília.

O Prêmio Celso Furtado é realizado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). A cerimônia de outorga ocorreu no Ministério da Integração Nacional, no Auditório Rômulo de Almeida, Brasília – DF, com a presença do Ministro de Estado da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi.

A gerente do projeto Hellen Christina Medeiros, afirmou que é uma honra obter este reconhecimento e representar o Amazonas em ações para o desenvolvimento regional. “Importante ressaltar que este é o resultado de um trabalho realizado pela equipe do Centro de Soluções Ambientais (Cesam) da Fucapi, onde todos contribuíram com suas expertises, o que sem dúvidas contribuiu para um resultado tão positivo”, frisou ela.

Processamento de frutas

O projeto consiste na implantação de modelo inovador para processamento de frutas regionais, com foco nas perspectivas de sustentabilidade econômica, social e cultural dos povos ribeirinhos e da conservação dos recursos naturais nelas existentes. “O objetivo é integrar tecnologias sustentáveis na construção de uma unidade fabril piloto, associada à elaboração de um modelo de negócio adaptado às condições amazônicas que associa tecnologias e estratégias inovadoras às premissas de sustentabilidade a cadeia de produção de açaí”, explicou a gerente do projeto.

A coleta do açaí depende essencialmente da facilidade de acesso às áreas produtoras, como forma de garantir a continuidade da produção durante todo o ano, assim como suprir as demandas do mercado em uma escala industrial estável. “Diante deste quadro propõe-se uma parceria institucional público-privada, de modo a desenvolver soluções inovadoras para resolver gargalos de produção desta cadeia, que é uma das mais promissoras para o Amazonas, tomando como piloto o açaí”, declarou Hellen Medeiros.

Fonte: Portal do Purus

Nenhum comentário:

Postar um comentário