segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Indústria de beneficiamento de frutas impulsiona economia no sudoeste baiano

Moradores da pequena comunidade de Barra da Purificação, pertencente ao município de Manoel Vitorino, na região sudoeste do estado, têm um motivo a mais para comemorar e permanecer na localidade. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), inaugurou na manhã deste sábado (21), a Agroindústria de Beneficiamento de Frutas de Nova Esperança.Dezenas de lideranças comunitárias e autoridades, entre elas, o governador Rui Costa e o titular da SDR, Jerônimo Rodrigues, participaram do evento em Barra da Purificação.

“Esta é a terceira unidade fabril de beneficiamento de frutas que entregamos aqui, em Manoel Vitorino. Também queremos ajudar [os produtores] a organizar a comercialização do umbu. Não queremos que os atravessadores atrapalhem o lucro deles”, afirmou Rui Costa, após informar que na Bahia existem mais de 600 mil agricultores familiares.Um total de 235 famílias que vivem da cadeia produtiva do umbu, fruto abundante na região, foi beneficiada com a iniciativa. Ao Governo do Estado coube a construção e equipagem da unidade. Os investimentos totalizam R$ 854 mil.

“Queremos garantir, por meio da agroindústria, a interiorização das ações do Governo do Estado para a geração de renda, garantindo a qualidade de vida das famílias para que elas tenham uma boa alimentação e renda”, disse o secretário Jerônimo Rodrigues. Na unidade são produzidos sucos, geleias de frutas e doces (cremosos, de corte e compotas). Conforme o presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Poço da Pedra, Nério Oliveira, 32 pessoas trabalham na agroindústria, que tem capacidade anual de processar 100 toneladas de frutas como umbu, goiaba, maracujá da caatinga, entre outras.

A associação presidida por Nério é uma das entidades que fazem parte da Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia, responsável pela agroindústria em Barra da Purificação. Parte do que é produzido tem chegado ao mercado consumidor por meio da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo ele, desde que a fábrica começou a entrar em operação, no ano passado, pessoas da região que viviam em outros estados, retornaram para Barra do Choça, Serra Talhada, entre outros distritos de Manoel Vitorino, que também foram beneficiados com construção da unidade fabril. “Estou muito feliz. Tem sido uma forma de manter os jovens aqui. Meus filhos mesmo voltaram de São Paulo para aproveitar isso. Tem muito umbu aqui na região, mas a gente não aproveitava?, afirmou Nério.

Piscicultura e abastecimento de água

Um sistema de captação de água da chuva e um de dessalinização também fazem parte do empreendimento. Para aproveitar o excesso de água dessalinizada que é depositada em um tanque, a BahiaPesca firmou uma parceria com a CAR e destinou 5 mil alevinos de tilápia aos cooperados. A intenção é estimular a piscicultura para que a atividade se torne outra fonte de renda aos cooperados da cooperativa responsável pela agroindústria.

Na presença do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Cássio Peixoto, o governador Rui Costa também falou sobre os dez sistemas simplificados de abastecimento de água construídos recentemente na região. “Fizemos estes poços para estimular e apoiar a cadeia produtiva dos caprinos”. Outros dois sistemas estão em andamento e deverão ser entregues no mês de março. Ainda em Barra da Purificação, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Manoel Vitorino. Quando concluída, a obra deverá atender mais oito mil pessoas da sede e da zona rural.

Visita a escolas

Em cumprimento à meta de identificar as demandas educacionais, sobretudo, nas cidades do interior, o governador visitou duas escolas municipais, a Clemente Mariani e a Cleriston Andrade, ambas no distrito de Catingal, em Manoel Vitorino. O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, também participou da visita do governador Rui Costa aos distritos de Manoel Vitorino.

Fonte: DigaBahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário