quarta-feira, 2 de junho de 2010

Creme de papaya é sobremesa oficial

O creme de papaya foi a sobremesa oficial de jantar promovido pela Apex-Brasil na churrascaria Fogo de Chão na cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos. Participaram do jantar representantes de empresas americanas convidadas para uma experiência de Brasil durante as 500 milhas da Fórmula Indy, neste último final de semana.

A ação foi organizada pelo Ibraf com produtos da UGBP.

Clique aqui para ver mais fotos da ação.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente do Ibraf fala sobre impacto nas exportações

Jean-Paul Gayet concedeu uma entrevista ao Canal Rural sobre como a crise europeia poderá afetar as exportações de frutas brasileiras. Nos primeiros quatro meses de 2010, as exportações de frutas frescas ficaram estáveis, mas existe uma preocupação do setor com uma possível queda na demanda nos próximos meses. Por isso, as empresas buscam aumentar as vendas no mercado interno. Assista a entrevista na íntegra.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Workshops na região Nordeste já apresentam resultados


Negociação internacional de barreiras fitossanitárias e tarifárias, desoneração dos PIS/COFINS, formas de exportação sem atravessadores, registro de defensivos e melhoria na infraestrutura de sistemas de armazenagem. Estas foram as principais demandas apresentadas por empresários do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia nos Workshops de Planejamento Estratégico Setorial para Exportação de Frutas e Derivados, realizados este mês em Fortaleza e Petrolina.

O próximo workshop será em São Paulo, no dia 16 de junho, na sede do Ibraf (Av. Ipiranga, n° 952 - 12° andar). É necessário confirmar presença até 11 de junho, pelo email: kiara@ibraf.org.br ou telefone (11) 3223.8766. O evento é gratuito e aberto a todos que possam ter interesse. Contamos com a sua presença para que possamos definir um plano de ação que também satisfaça as necessidades da sua empresa.

Saiba mais sobre o Planejamento Estratégico.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frutas Brasileiras na IndyCar


O sabor da papaia e a energia do açaí serão divulgados ao público norte-americano de 28 a 30 de maio, na corrida de 500 milhas de Indianápolis da IZOD IndyCar, nos Estados Unidos . Durante o evento haverá a degustação da fruta fresca e do creme de papaia, além do suco de açaí. Esta ação faz parte do projeto Brazilian Fruit promovido pelo Ibraf, em parceria com a Apex-Brasil.

O mercado norte-americano é responsável por 20% das exportações brasileiras de frutas processadas e por 5% das frutas frescas. Em 2009, foram exportadas para o país 3 mil toneladas de papaia, representando 11% do total exportado pelo Brasil. Já no caso do açaí, o mercado americano é responsável por 80% das exportações brasileiras.

Participam desta ação as empresas brasileiras Bony Açaí, UGBP e Real Amazon. Veja aqui a notícia completa.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Petrolina recebe Workshop de Planejamento Estratégico para Exportação de Frutas e Derivados

A região do Vale do São Francisco, maior produtora de manga e uva para exportação, receberá no dia 19 de maio o Workshop de Planejamento Estratégico Setorial para Exportação de Frutas e Derivados.

Estarão reunidas no evento empresas produtoras e exportadoras de frutas e derivados da região, para apontar e discutir qual a visão de futuro para a fruticultura daqui a cinco anos, expectativa de exportação diante do cenário atual e quais os novos meios e ações para promover os produtos brasileiros no exterior.

O Workshop acontece das 9 às 12h30 no Hotel Grande Rio em Petrolina (Av. das Nações, 2). A participação é gratuita. Mais informações no tel. 11 3223-8766.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Workshops para ouvir os representantes do setor

Para dar continuidade ao Planejamento Estratégico Setorial para Exportação de Frutas e Derivados, organizado pela Apex Brasil- Agencia Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos, em parceria com IBRAF – Instituto Brasileiro de Frutas, terão início os Workshops Regionais de consulta ao setor.


A fim de discutir qual a visão de futuro para a fruticultura daqui a cinco anos, expectativa de exportação diante do cenário atual e quais os novos meios e ações para promover os produtos brasileiros no exterior, representantes das empresas do setor de frutas e derivados irão se reunir. Assim, será possível traçar um plano de marketing que esteja alinhado com os desejos dos exportadores.


O primeiro workshop do dia 14 de maio acontecerá em Fortaleza, Ceará, na sede da FIEC, (Avenida Barão de Studart, 1980 - sala 1- 4º andar). Ainda acontecerão workshops nas regiões Sul, Nordeste e Sudeste, em datas e locais ainda a confirmar.

Saiba aqui como se inscrever para participar no workshop de Fortaleza. O evento é gratuito e aberto a produtores, exportadores tanto de frutas frescas quanto processadas.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comitê de planejamento estratégico se reúne


Sob a coordenação do Ibraf e Apex-Brasil o comitê de planejamento estratégico de marketing internacional se reuniu nesta quinta-feira (29/04), em São Paulo para analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças levantadas junto ao setor pela empresa de consultoria Markestrat/Fundace-USP, assim como o andamento do trabalho até o momento.

Os participantes destacaram vários problemas estruturais que vem afetando as exportações de frutas. Os principais deles são: altos tributos; falta de agilidade para o registro de defensivos; alto custo dos defensivos nacionais e não é possível importar de outros países; ICMS; falta de negociação por parte do governo para redução de taxas de importação em alguns países e abertura das exportações para outros mercados potenciais.

Com base nos pontos levantados pelas empresas, será construída uma visão de futuro de cada setor para os próximos 5 anos, fazendo uma previsão de metas de exportação e geração de empregos de acordo com vários cenários, ou seja, o que irá acontecer com o setor se a condição atual do exportador for mantida? E, se houver a desoneração de alguns tributos, quais serão os impactos positivos para o setor? A abertura de novos mercados vai aumentar em quanto as exportações? Entre outros cenários que podem impactar positiva ou negativamente nos resultados esperados.

O resultado desse trabalho será a constituição de estratégias e ações promocionais de marketing internacional para o novo projeto setorial Brazilian Fruit. Os gargalos do setor e algumas demandas levantadas serão encaminhados aos fóruns competentes.

Fazem parte do comitê empresas exportadoras e agroindústrias de diversos portes e estados, para que seja possível construir um planejamento adequado a toda cadeia produtiva das frutas. O SEBRAE nacional também faz parte do comitê, visando agregar o ponto de vista da micro e pequena empresa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Exportações de frutas crescem no primeiro trimestre de 2010

Depois de uma baixa no ano de 2009, as exportações de frutas voltaram a crescer: até março de 2010 foram embarcadas 113 mil toneladas, uma alta de 0,60%. Algumas frutas até obtiveram um aumento nas exportações, como foi o caso da manga, em 13%, do limão, 11% e do melão, 10%.

Embora a Europa, que é o maior mercado importador, ainda apresente uma redução de 2,24% em relação ao ano anterior, os Estados Unidos ampliaram em 130% a importação de frutas brasileiras, sendo destaques a manga e a maçã.

Os países árabes são o destaque nesses primeiros três meses: houve um aumento de 30% na importação de frutas frescas do Brasil, sendo os principais países compradores Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Líbia e Omã. Veja aqui mais informações.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Pequenos produtores se unem para exportar

Conseguir se adequar a todas as exigências e normas para se tornar um exportador não é tarefa fácil, ainda mais para pequenos produtores. Mas as associações têm provado que a união é capaz de auxiliar o alcance do sucesso, como é o caso da Associação Agrícola de Valinhos. Doze produtores conseguiram a certificação GlobalGap, muito importante para o mercado exterior, e conseguiram começar a exportar para Europa.

Na região de Guaraçaí, maior produtora de abacaxis do Brasil, pelo menos 15 produtores vem, desde 2005, buscando se organizar para iniciar as exportações.

O projeto Fruta Paulista, realizado pelo Ibraf - Instituto Brasileiro de Frutas e o Sebrae-SP foi o responsável pela certificação dos produtores de Valinhos e de Guaraçaí. Ao todo, o projeto promoveu a certificação para mais de 100 pequenos produtores do Estado de São Paulo.

Para conhecer mais exemplos e um pouco mais sobre o projeto, veja a matéria do Suplemento Agrícola do Estadão na íntegra.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Nova Presidência do Ibraf



Devido a problemas de saúde, Moacyr Saraiva Fernandes se afasta da presidência do Ibraf. Quem assume é Jean-Paul Gayet, especialista em administração, marketing e comercialização de frutas, nascido em Le Mans, na França e naturalizado brasileiro.

Ele assumiu o cargo no dia 19 de abril e prevê uma gestão focada no diálogo com consumidores, empresas privadas e entidades governamentais. “Precisamos saber o que pensa o consumidor de frutas, para que as empresas estejam preparadas para adequar o seu produto de acordo com as necessidades de quem o compra”, diz.

Gayet reforça as conquistas do Ibraf ao longo da gestão de Moacyr Fernandes, como o estabelecimento de parcerias e o aumento da visibilidade do Instituto como entidade representativa do setor. Ele assegura que os esforços para a promoção da fruta brasileira e derivados continuarão, uma vez que somos competitivos na exportação de diversas frutas, devido ao período de produção e da qualidade ofertada. “Temos que continuar mostrando a imagem do Brasil lá fora como um fornecedor confiável de frutas frescas e processadas”, afirma Jean-Paul.

Gayet é também presidente da ACF Associated Consultants in the Fruit Industry (Consultores Associados na Indústria de Frutas) e atuou durante 17 anos na direção de uma empresa de produção e exportação principalmente de limas ácidas, melões, e mangas.