terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Roteiro da Uva e Vinho de Sarandi é atração para turistas no mês de janeiro

O turismo rural é uma opção cultural, gastronômica, de lazer, religiosidade e de resgate histórico, que está conquistando cada vez mais adeptos em Sarandi. O Roteiro da Uva e Vinho, já tradicional no município, receberá visitantes de todas as regiões do Estado no dia 14 de janeiro. As inscrições para participar do Roteiro da Uva e Vinho estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de janeiro, na Agência de Viagens Aeroplus, na Emater/RS-Ascar ou no Departamento de Cultura e Turismo de Sarandi.

O Roteiro da Uva e Vinho envolve a gastronomia típica italiana, com café da manhã e almoço, regados com muito suco de uva e vinhos, além da colheita e degustação de uva direto do parreiral, visitação à agroindústria de sucos e vinícola, momento de história e cultura com visitação à sede da Confraria Amigos do Vinho de Sarandi e às futuras instalações do Museu do Vinho. A visita à Capela São João também faz parte do Roteiro e relembra aos turistas parte da história da comunidade local.

Esta edição do Roteiro da Uva e Vinho está sob organização da Agência Aeroplus e conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Sintraf), Conselho Municipal do Turismo (Comtur) e Prefeitura, através do Departamento de Cultura e Turismo.
O trabalho da Emater/RS-Ascar envolvendo o turismo rural tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando a cultura local e promovendo a integração da comunidade, para contribuir com a consolidação da atividade como fonte de renda às famílias rurais.

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Lisiane Staggemeier Mattje, os roteiros turísticos rurais são uma forma de mostrar as potencialidades das comunidades do meio rural, incentivar a permanência das famílias no campo, além de valorizar a cultura e resgatar a história dos antepassados. 

Programação do Roteiro da Uva e Vinho

Neste dia 14 de janeiro, Sarandi recebe as excursões para mais um Roteiro da Uva e Vinho. O Roteiro partirá da frente da Praça Farroupilha, no centro de Sarandi, às 8h, em direção à comunidade da Linha Cocho. No local, será servido o café da manhã típico colonial aos visitantes. Ao longo do passeio os turistas poderão conhecer um pouco mais das tradições, culturas e do meio rural de Sarandi, aprender sobre o cultivo da uva e da produção do vinho. O passeio encerra às 13h30. Interessados em participar do Roteiro da Uva e Vinho devem entrar em contato com a agência Aero Plus Viagens e Turismo, através do telefone (54) 3361-2583, ou pelo e-mail contato@aeroplus.tur.br


Fonte: Emater - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário