terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Produtores de maracujá comemoram nova safra em SC e aumento do preço

Com quebra de safra em outras regiões, produção catarinense cresce. 
Ao todo, 70% dos frutos de SC vão para o mercado de SP.

Foto: Divulgação G1
O Sul catarinense é o maior produtor de maracujá no estado. Na última safra, os mais de 520 produtores colheram 19 mil toneladas, e neste ano a produção deve aumentar. Com pouca fruta no mercado brasileiro, pela quebra de safra de outras regiões, o preço subiu.

"Nós chegamos ao preço de R$ 60 a caixa em 11 de janeiro e deve ficar em R$ 20 a caixa no restante do ano", diz o engenheiro agrônomo da Epagri, Sandoval Miguel Ferreira.

A expectativa da família da produtora Geneci Pereira de Freitas é que o lucro este ano seja tão grande quanto as frutas. "A família trabalha junto, porque se toda tarde tu não estás aqui polinizando, tu não vai ter um rendimento", diz a produtora sobre o início da nova safra.

Entretanto, a colheita atrasou por causa do frio e do excesso de chuva. E o custo de produção subiu 25%. Com isso, produtores adotaram novas técnicas de manejo. "Usamos menos herbicida possível, para ter uma planta mais sadia", diz o produtor Reginaldo Freitas.

De toda a produção catarinense, 70% do maracujá vai pra central de abastecimento de São Paulo. "Ele é um fruto grande, é um fruto bem cheio e por dentro ele tem bastante polpa", explica o engenheiro agrônomo Henrique Petry, sobre o sucesso do fruto regional.

Fonte: G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário