quinta-feira, 2 de julho de 2015

Feira em Jaú amplia espaço para produtor

Evento ocorre de 27 a 31 de outubro e discute a redução do papel dos atravessadores



Jaú sediará, entre os dias 27 e 31 de outubro, a primeira edição da Feira de Inovação e Negócios da Agricultura Familiar Organizada (Feicomex). O objetivo é aproximar os produtores rurais de mercados consumidores, reduzindo o papel de atravessadores.

As informações sobre o evento foram divulgadas ontem na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de Jaú e contou com a presença dos organizadores, de representantes do governo estadual e de prefeituras de Jaú e da região.

Hoje, em um ambiente de agricultura familiar, muitas vezes o produtor encontra dificuldades para destinar sua produção de verduras, legumes e frutas, por exemplo. Há casos em que o maço de alface passa por várias pessoas até chegar à casa do consumidor.

A Feicomex, de âmbito estadual, é uma oportunidade de melhorar o escoamento da produção pelo pequeno agricultor. Uma das possibilidades concretas é que os produtores façam negócios com entes governamentais para o preparo de merenda escolar ou para unidades prisionais.

Para o gerente técnico do Programa de Microbacias 2, do governo estadual, João Brunelli Júnior, a venda ao governo e a concorrência com produtores de maior porte da iniciativa privada passam pela profissionalização da produção e pela organização do pequeno produtor em associação ou cooperativa (leia texto).

Brunelli Júnior ressalta que o evento deveria ser realizado na capital paulista, mas a área foi negociada. A segunda opção era Jundiaí, no entanto, a pequena tradição da cidade na agricultura pesou contra o projeto. A escolha por Jaú recaiu na localização central da cidade no Estado de São Paulo e no cenário que se vislumbra com a redução da área da cana-de-açúcar e a possibilidade de que novas culturas surjam.

Na opinião do secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho e interino na pasta de Agricultura, Jorge Alcalde, atualmente os pequenos produtores de Jaú não estão organizados. Ele acredita que a realização da feira possa incentivá-los a formar associações ou cooperativas.

Visitantes

A Feicomex deveria ter sido realizada em abril deste ano. Depois a data foi alterada para maio, com novo adiamento. Segundo a organização, a mudança de data ocorreu por causa das alterações administrativas na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

A feira ocupará 3,6 mil metros quadrados do Recinto de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado (Expojaú), onde serão montados auditório e 127 estandes que serão comercializados pela empresa organizadora (veja quadro).





Márcia Pereira, da D7 Eventos e Feiras, explica que o foco é na cultura de café, milho, soja, frutas, verduras e legumes. Para associações e cooperativas serão disponibilizados 38 estandes. A previsão é de que a Cati disponibilize 80 ônibus para atrair visitantes de todo o Estado de São Paulo a Jaú. Diferentemente de feiras agropecuárias, não haverá shows musicais.

Fonte: Jornal Comércio do Jahu



Nenhum comentário:

Postar um comentário