terça-feira, 28 de abril de 2015

Embrapa Rondônia realiza 1º Dia de Campo de Fruticultura em Porto Velho dia 15 de maio

Fruticultura será tema de Dia de Campo a ser realizado pela Embrapa Rondônia e Energia Sustentável do Brasil no dia 15 de maio. O evento acontecerá no Projeto Piloto da Usina Hidrelétrica Jirau, na BR 364 a 6,5 km de Nova Mutum Paraná, sentido Acre, a partir das 8h. Durante o evento serão apresentados resultados de testes realizados pela Embrapa com abacaxi, banana, açaí e pupunha.

A região do entorno da usina Jirau – Jaci Paraná, Nova Mutum Paraná, Rio Pardo, União Bandeirantes, entre outras – caracteriza-se pela expansão da agricultura familiar, onde a bananicultura e a abacaxicultura têm grande potencial de desenvolvimento, além de ter mercado local aberto a estes produtos. Também são frutas tradicionalmente cultivadas para consumo próprio pelos produtores e com a venda do excedente de produção eles conseguem gerar mais renda para suas famílias.

Em Rondônia são cultivadas cerca de 8,3 mil hectares de banana, com uma produção de 71 mil toneladas, sendo Porto Velho o maior produtor, com 18,7 mil toneladas. Apesar de não ter grande impacto na produção nacional (6,9 milhões de toneladas – IBGE, 2015) a banana exerce papel importante na economia local. Sendo assim, a Embrapa está testando 27 genótipos de banana em comparação com variedades tradicionais. O objetivo é identificar e validar os mais adaptados às condições de Porto Velho para recomendá-los ao setor produtivo (profissionais e produtores). Os materiais testados se destacam pela resistência à sigatoka negra e ao mal do Panamá, duas das principais doenças que acometem a cultura, inviabilizando a produção em muitas áreas.

Porto Velho também se destaca no Estado pela produção de abacaxi, com 1,8 milhões de frutos por ano (IBGE, 2015). No estado são 450 hectares cultivados com o fruto. Para fortalecer esta cultura no estado, a Embrapa Rondônia está testando cinco variedades de abacaxi (Pérola, Vitória, IAC Fantástica, Gomo de mel e Imperial) em diferentes espaçamentos com fileiras simples e duplas. Além de outros experimentos que estão sendo feitos para oferecer ao produtor um sistema de produção que possa ser recomendado para o estado.

O experimento com açaí também será apresentado no dia de campo. A Embrapa Rondônia está avaliando o desempenho da cultivar de açaí de touceira (Euterpe oleracea) BRS Pará, para verificar se esse material mantém sua elevada produção, observada em outras regiões. Além disso, está sendo avaliado o desempenho do açaí solteiro (Euterpe precatoria), nativo de Rondônia, para verificar a viabilidade de seu cultivo. Por fim, os trabalhos realizados com a pupunha em plantio de sequeiro, avaliando o efeito de diferentes doses de adubação nitrogenada e potássica sobre seu desenvolvimento e produção de palmito.

Realização e parcerias

O Dia de Campo em Fruticultura faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO) e das Áreas de terra Firme de seu Entorno, por meio de parceria entre a Embrapa e a Energia Sustentável do Brasil. O evento também conta com o apoio da Emater Rondônia, Prefeitura de Porto Velho e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho.



Fonte: Embrapa Rondônia 
Renata Silva (MTb 12361/MG) 
rondonia.imprensa@embrapa.br 
Telefone: (69)3901-2511

Nenhum comentário:

Postar um comentário