terça-feira, 12 de agosto de 2014

Retaliação Russa proíbe importações de frutas e nozes


Retaliação Russa proíbe importações de frutas e nozes

Governo russo anunciou proibição de importação de frutas e nozes dos EUA, União Europeia, Canadá, Noruega e Austrália.

Foi anunciado na data de hoje (7 de agosto) lista de produtos agrícolas proibidos pela Rússia, entre eles frutas e nozes. A proibição terá vigência de um ano como resposta do governo às sanções aplicadas à Rússia pelos EUA, União Europeia, Canadá, Noruega e Austrália.

O comércio bilateral Brasil/Rússia para frutas frescas atingiu,em 2.013, um volume de exportação na ordem de 1.643 toneladas, sendo as laranjas, limões, maçãs, melões e mangas as principais frutas exportadas. Quanto aos produtos processados, foram 104 toneladas exportadas de nozes e castanhas.

Impacto para o Brasil

O governo Russo anunciou que irá se reunir com o governo brasileiro para uma melhor aproximação entre os dois países com o objetivo de ampliar as importações de produtos brasileiros.


De acordo com o Gerente de Inteligência de Mercado do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), Cloves Ribeiro Neto, “O mercado russo é bastante promissor para o aumento das exportações brasileiras de frutas e derivados. Ainda participamos com volumes pequenos  devido principalmente à dificuldade logística, seja no modal aéreo ou marítimo, pois não temos rotas diretas viáveis. Este é um bom momento para o setor privado e governo discutirem estratégias para minimizar o problema logístico”, finaliza.

Informações à Imprensa: ADCom Comunicação Empresarial
Fones: (11) 3666-3205 / 3825-7171 / 3825-6939

Nenhum comentário:

Postar um comentário